é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Jornal francês destaca Bahia como exemplo de clube com marca própria

Notícia
Marketing
Publicada em 13 de fevereiro de 2019 às 12:26 por Victor de Freitas

2018-09-27-01-58_esquadraocamisa
Fonte: Divulgação / EC Bahia

Em 2018, o Bahia inovou ao deixar para trás os tradicionais contratos com famosas fornecedoras de material esportivo para criar sua própria marca de uniformes e inúmeras outras peças oficiais.

Destaque dentro do Brasil pela inovação e engajamento conquistado na criação da marca, concurso e votação popular para escolha dos novos uniformes e ações de marketing, o Bahia também chamou atenção fora do país, sendo destacado pelo jornal francês L’Equipe como um exemplo.

Maior jornal esportivo da França, o L’Equipe publicou uma reportagem na qual cita os benefícios que clubes podem ao abrir mão de contratos tradicionais e produzirem seus próprios uniformes.

“A marca foi criada para aumentar a receita feita através dos uniformes, permitindo ao clube ter maior autonomia no processo de produção”, explicou Nelson Barros Neto, gerente de comunicação do Bahia, ao periódico francês.

O jornal também cita o ponto de vista financeiro como um fator positivo para o Bahia com a marca Esquadrão, uma vez que passou a receber R$ 35 por camisa vendida – antes, recebia apenas R$ 10.

Em três meses, o Bahia recebeu mais da metade do valor de um ano inteiro de contrato com a Umbro.

E o futuro?

A dúvida levantada no texto é sobre o futuro do projeto. O jornal cita que clubes europeus já tentaram uma proposta semelhante, mas que não conseguiram manter a longo prazo, como Borussia Dortmund entre 2000 a 2004 e La Havre-FRA, em 2015.

Por outro lado, o Southampton, da Inglaterra, conseguiu se manter com marca própria por dez temporadas, entre 1998 a 2008, retornando em 2014/15, mas sem o mesmo sucesso de antes.

Atualmente, o Bristol City, da segunda divisão inglesa, está apostando nesta tendência.

Dentro do Brasil, Bahia e mais 16 clubes estão apostando em uma marca própria. Além do Esquadrão de Aço, Fortaleza e CSA são outras equipes de Série A que fazem seus uniformes.

2019-02-13-12-14_jornalfrances
Fonte: Reprodução / Lequipe.fr

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Quem deve ser o titular do ataque do Bahia, ao lado de Thaciano?
todas as enquetes
casas de apostas brasileiras