é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | Brasileiro

Publicada em 08 de dezembro de 2019 às 18h35

Jornalista analisa declínio do trabalho de Roger no Bahia

Comentarista Ricardo Gonzalez destaca pontos da queda de rendimento do Bahia e compara com outros trabalhos feitos por Roger

Da Redação

2019-10-24-14-07_caparogermachado86
Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia

A queda do Bahia no segundo turno causou decepção aos torcedores e não passou despercebidas dos olhares da mídia nacional.

Nesta semana, o jornalista Ricardo Gonzalez, do Grupo Globo, escreveu um texto avaliando o declínio do trabalho de Roger Machado à frente do Esquadrão de Aço.

Na opinião do comentarista, a queda de rendimento do Bahia é algo visto com frequência nos clubes por onde Roger Machado passou nos últimos anos.

Por Ricardo Gonzalez
Comentarista dos canais SporTV e autor do blog ‘Entre as Canetas’

"Por que Roger sempre vai esvaziando?

Ouvi esta semana que o balanço de Roger Machado no Bahia é positivo, porque ninguém esperava nada do clube este ano. Houve ainda quem achasse que o time "apenas" oscilou. Discordo de ambas as versões. Minha visão é de "copo meio vazio", porque o time, de fato, chegou a ir bem mais longe do que se previa, mas poderia ter ido muito mais longe - a vaga na Libertadores esteve por várias rodadas ao alcance. E o Bahia não oscilou, o time descreveu uma verdadeira parábola - subiu reto no início do Brasileiro, quando chegou a golear o Flamengo com Jesus e tudo, e na reta final embicou rumo ao solo de uma só vez.

O jogo com o Vasco, em casa, foi o retrato da campanha do time. Começa na frente do placar, jogando bem, até que começa a ceder espaço, ceder espaço... e toma o empate. Nos últimos 15 jogos - portanto 45 pontos disputados, o time de Roger venceu apenas 2!! Ainda empatou 6 e perdeu 7!!, o que significa apenas 12 pontos conquistados daqueles 45. Não é oscilação, é queda livre. Em algumas derrotas, a responsabilidade foi claramente do treinador, por escalação equivocada, como contra o Goiás no Serra Dourada.

É algo semelhante ao que ocorreu com seu trabalho no Grêmio. Que chegou a ser elogiado pelo sucessor, Renato Gaúcho, quanto à consistência defensiva. Mas que ficou exposto com o salto de qualidade que Portaluppi conseguiu imprimir ao time. Ou no Palmeiras, em que começou fazendo a melhor campanha da Libertadores, mas tendo perdido o Estadual e despencando no Brasileiro.

Roger não tem mais que provar a ninguém seu conhecimento sobre futebol. Ou sua capacidade de montar um time a partir da defesa. O que se discute é se seu jeito de transmitir funciona a longo prazo. Por que seus trabalhos perdem fôlego? Se eu ou ele soubéssemos, certamente ele já teria reformulado, porque é inteligente e trabalhador. Só que eu não preciso descobrir, mas ele depende de disso para viabilizar de novo sua carreira.

Mesmo sendo uma avaliação que é polêmica e não unânime, o balanço do ano com relação a Roger Machado é, para mim, muito negativa".

Reproduzido de GloboEsporte.com

leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.



casas de apostas brasileiras