é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | História

Publicada em 31 de dezembro de 2019 às 08h56

Retrospectiva: como foi o ano de 2019 do Bahia

Tricolor fez ano de altos e baixos em 2019, mas deixa esperanças para a próxima temporada

Da Redação

2019-11-07-08-43_capatime201927
Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia

2019 chega ao fim nesta terça-feira (31/12). No último dia do ano, o ecbahia.com faz uma retrospectiva da temporada realizada pelo Bahia.

No ano que se encerra hoje, o Bahia conquistou mais um troféu estadual, mas tropeçou em competições de nível regional e internacional. Nacionalmente falando, a temporada é considerada como razoável por torcedores.

Eliminação precoce na Sul-americana

O primeiro vexame oficial do Bahia aconteceu na Sul-americana. Diante do Liverpool-URU, um adversário modesto e com um orçamento muito abaixo em relação a um clube de Série A no Brasil, o Esquadrão foi eliminado.

Com um empate sem gols na Fonte Nova, o Tricolor perdeu por 1 a 0 em solo Uruguai e deu adeus ao sonho de ganhar um título continental logo na primeira fase. Que papelão!

Insucesso também no Nordestão e queda de Enderson

Ainda sob o comando de Enderson Moreira, apesar da eliminação na Sul-americana, o Esquadrão sofreu novos resultados vexatórios – como uma derrota para o Sergipe, em casa.

O ápice da má fase tricolor no primeiro semestre aconteceu após uma derrota para o Sampaio Corrêa, que decretou a eliminação do time na primeira fase da Copa do Nordeste.

O jogo também marcou a demissão do treinador Enderson.

Chegada de Roger e título do Baianão

Com um início de ano marcado por tropeços, o Bahia chegou próximo de uma vexatória eliminação logo na primeira fase do Campeonato Baiano. Porém, resultados ajudaram o Tricolor na última rodada de classificação e, com uma goleada, o time assegurou seu lugar no mata-mata.

Na semifinal, o Bahia eliminou o Atlético de Alagoinhas e levantou o título diante do Bahia de Feira.

Roger Machado assumiu a equipe às vésperas da decisão estadual e sagrou-se campeão junto com o time. Na final, o Esquadrão de Aço empatou em 1 a 1 com o xará de Feira e venceu na volta, por 1 a 0, com gol de Gilberto.

Entre os oito melhores da Copa do Brasil

Diferentemente de 2018, quando já começou nas quartas, o Bahia iniciou a Copa do Brasil na primeira fase e conseguiu avançar um total de cinco fases.

O Tricolor eliminou times como Rio Branco-AC, Santa Cruz-RN, CRB, Londrina e São Paulo.

Nas quartas de finais, o adversário foi o Grêmio, em dois jogos duros. Na ida, um empate em 1 a 1, no Rio Grande do Sul, animou a torcida. Porém, a equipe gremista venceu por 1 a 0, na Fonte Nova, e tirou do Bahia a inédita vaga na semifinal.

Campanha mediana na Série A e críticas da torcida

O Campeonato Brasileiro, para o Bahia, foi marcado por altos e baixos. No primeiro turno, o time dirigido por Roger chegou a ficar invicto por nove rodadas e flertou com o G-6 por um longo período, conseguindo entrar na zona dos seis melhores no início do returno.

Porém, logo após conseguir um lugar entre os seis primeiros, o time despencou de uma maneira poucas vezes vista anteriormente. Foram nove rodadas de sofrimento, sem triunfos, e que acabaram com quaisquer possibilidades de Libertadores em 2020.

Nas últimas rodadas, ficou a esperança de conquistar a melhor campanha nos pontos corridos, mas também não aconteceu. A posição final foi de 11º lugar.

Futebol Feminino

O time feminino do Bahia iniciou sua trajetória em 2019 com um lugar entre os 16 melhores da Série A-2 do Brasileirão.

No segundo semestre, o sucesso aconteceu a nível estadual, com a conquista do primeiro título baiano. E foi vencido de maneira invicta, com um bom público nas arquibancadas da Arena Fonte Nova na grande decisão.

Futebol de base

Sem nenhuma revelação promovida ao time profissional em 2019, a base tricolor amargou péssimos resultados nas categorias sub-20 e sub-17.

O único título obtido pelo sub-20 aconteceu no Campeonato Baiano. Porém, as eliminações na primeira fase da Copinha, Copa do Brasil, Nordestão e Campeonato Brasileiro decretaram o ano como ruim.

No sub-17, a equipe foi lanterna do Brasileirão e eliminada nas quartas de finais do Campeonato Baiano.

O destaque da base neste ano fica por conta dos títulos conquistados pela categoria sub-15, campeã da Copa Metropolitana e do Campeonato Baiano.

leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.



casas de apostas brasileiras