é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Thiago Dória fala sobre papel do Conselho Deliberativo no Bahia

Notícia
Política
Publicada em 13 de novembro de 2020 às 15:42 por Victor de Freitas
YouTube video

O Conselho Deliberativo é um órgão fiscalizador e que tem inúmeras atribuções ao longo dos três anos de mandato. Com a proximidade da eleição no Bahia, marcada para o dia 12 de dezembro, o ecbahia.com entrevistou o vice-presidente do CD no triênio 2017-2020.

Em uma live realizada nesta última quinta-feira, foram tratados assuntos como o papel do Conselho Deliberativo, como acontecem as reuniões, com qual frequência há reuniões.

O CD atua na parte fiscalizadora das contas, mas nos últimos anos aderiu aos pareceres do Conselho Fiscal, que é mais um órgão que preza por fiscalizar, de forma independente, as contas da Diretoria Executiva.

“Na parte de contas, a gente também participa e emite pareceres relacionados a contas e orçamento, embora normalmente a gente tenha aderido aos pareceres do Conselho Fiscal, dada à qualidade. Logo que o Conselho toma posse, faz uma primeira sessão, entre dezembro ou janeiro. A média é de uma por mês (teve 36 em três anos). Quando a gente toma posse, o Conselho elege a Mesa Diretora e as comissões permanentes, referentes a assuntos específicos. Então, temos comissão de futebol, futebol de base, social, finanças, jurídica, marketing e negócio e de ética. Todas as comissões possuem cinco conselheiros, exceto a de ética, que é maior. Em tese, é uma forma de direcionar um número de conselheiros para tratar de assuntos mais específicos. São braços da Mesa Diretora, que funciona como maestro nessa história. Elas não deliberam, mas é consultada para tomada de decisões”, falou, Thiago Dória.

Uma dúvida que persiste entre torcedores é se o Conselho tem poder de dar opiniões ou até de participar de decisões relativas ao futebol. Existe uma liberdade para sugerir e opinar, mas sem querer entrar tomar atribuições devidas à Diretoria Executiva. Dória explicou o assunto.

“Essa é uma relação que está em franco amadurecimento. A gente amadureceu muito, os conselhos têm amadurecido na visão de tratar assuntos como devem ser tratados, não fazer tempestades em copo d’água e nem contra atentar contra o próprio patrimônio. Temos um desafio para construir, que é de qual maneira o Conselho opine sem se metar. O Conselho tem a liberdade de sugerir, de opinar, e é bom que isso aconteça, pois representamos os sócios. Só que a gente não pode confundir isso com conselheiro querer ir lá no clube querer saber quanto tal jogador ganha, porque Mano não está escalando “A” e não escalou “B”. A gente tem limites. Até dentro da Diretoria Executiva tem limites. A função do Conselho nessa história é acompanhar, estar próximo, mas sem se intrometer nas funções que são de outras esferas. Estamos mais no acompanhamento e fiscalização do que necessariamente em decisões. Não vamos decidir (futebol)”.

E muitos outros assuntos foram tratados em 1h30 de bate-papo. Confira aqui toda a conversa no vídeo acima.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Quem deve ser o titular do ataque do Bahia, ao lado de Thaciano?
todas as enquetes
casas de apostas brasileiras