Ă© goleada tricolor na internet
veĂ­culo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Veja a entrevista com a chapa 100% BahĂȘa para o Conselho

NotĂ­cia
Entrevista
Publicada em 30 de novembro de 2020 Ă s 15:36 por Victor de Freitas
YouTube video

Nós do ecbahia.com, como parte importante deste processo democrático, convidamos os 10 grupos que estarão concorrendo às vagas do Conselho Deliberativo do Esporte Clube Bahia.

Desta vez, a chapa 100% Bahêa foi entrevistada e teve Paulo Mattos como representante.

Origem e formação do grupo

“O grupo 100% Bahêa começou através de uma iniciativa de sócios, com o objetivo de participar da vida política do clube com a chegada da democratização. Na eleição de 2014, antes mesmo do batismo do nome do grupo, parte destas pessoas participaram de uma chapa de oposição à Marcelo Sant’Ana. Defendemos as ideias pelo mérito e não pela origem, não importa de onde venham. Essas pessoas foram eleitas como conselheiras e rapidamente perceberam desencontros de ideias, resolvendo o fundar o grupo 100% Bahêa. (…) Fomos crescendo, em 2017 já elegemos sete conselheiros e fomos o primeiro grupo a declarar apoio a Guilherme Bellintani e Vitor Ferraz. Entendemos que seria a nossa melhor alternativa. O grupo é formado por lideranças, como José Augusto Vicente, fundador da Bamor; Fábio Rocha, Eduardo Sampaio, Leonardo Martinez, Elinei Pitangueira…”.

Apoiará qual chapa em 2020?

“Iremos mais uma vez apoiar Guilherme Bellintani e Vitor Ferraz. Isso foi confirmado em nossa primeira assembleia remota, por esmagadora maioria. Entendemos que continuam como a melhor alternativa ao Bahia. Mas nosso apoio não é chapa branca. Cobramos também”.

Erros e acertos da atual gestão

“O entendimento do grupo é de que a gestão de Guilherme e Vitor acertou mais do que errou. Ainda que os acertos tenham sido em número muito maior, os erros não podem passar despercebidos. Basicamente, a parte administrativa por completa do clube a gente considera como um grande acerto. O clube é reconhecido mundialmente pela questão social. A gestão financeira também é um salto. Os erros caem sempre no futebol. O futebol não é ciência exata, quantos montaram grandes equipes e os resultados não vierão? O ano não acabou. Os resultados não estão ainda da forma como esperamos. Mas, sendo mais específico, falta um entendimento maior da dinâmica do futebol, precisa de tomada de decisão mais rápida”.

Papel do Conselho Deliberativo e propostas do grupo

“É um tema extremamente importante. Uma das nossas grandes lutas é que o torcedor do Bahia entenda e deixe um pouco o preconceito de lado quando falamos da política no clube. É muito importante a aproximação do torcedor, do sócio, com o clube. Não precisa ser necessariamente ser como candidato, mas se aproxime de um grupo com quem tem afinidade, conheça os grupos que estão participando e os próximos que irão surgir, e sigam eles. É uma maneira de estreitar relacionamento com o clube”.

“É bom esclarecer que o conselheiro não tem qualquer vantagem, não é remunerado. Quem se propõe a ser conselheiro, é por ter vontade de participar de forma efetiva da vida política do clube e tentar ajudar. O papel do conselho é propositivo e fiscalizador das ações e dos rumos do clube, tanto do CD, como do Conselho Fiscal”.

“Em todas as eleições nós mostramos nosso plano de gestão para o candidato que apoiamos e já fizemos isso com Guilherme Bellintani. O planejamento para o centenário do Bahia é uma das propostas. E planejar é pensar a curto, médio e longo prazo. Precisamos falar mais de futebol no Conselho Deliberativo. Outra proposta é que a Comissão de futebol profissional seja mais atuante, que traga de forma trimestral uma avaliação do que tem sido feito no futebol. Temos divulgado nas nossas redes sociais as outras propostas”.

comentĂĄrios

Aviso: Os comentĂĄrios sĂŁo de responsabilidade de seus autores e nĂŁo representam a opiniĂŁo do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderå retirar, sem prévia notificação, comentårios postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Quem deve ser o titular do ataque do Bahia, ao lado de Thaciano?
todas as enquetes
casas de apostas brasileiras