O Bahia assinou um documento enviado à CBF com a confirmação de que existe o objetivo de que seja iniciado o processo de criação de um modelo de Fair Play Financeiro para o futebol brasileiro.
O objetivo da criação deste modelo é de que sejam elaboradas regras que visem tornar o futebol brasileiro mais sustentável – assim, evitando que clubes extrapolem gastos para que não contraiam dívidas exorbitantes.
Com o Bahia entre eles, são 28 clubes e oito federações que assinaram o documento recebido pela CBF, que vai coordenar a iniciativa através do vice-presidente Ricardo Gluck Paul.
CBF garante diálogo aberto para criação de Fair Play Financeiro
A confirmação da abertura do diálogo para a criação de um modelo de FPF foi confirmada pelo presidente da CBF, Samir Xaud.
“Nossa gestão será marcada por enfrentar com seriedade os problemas estruturais do nosso futebol. E, para isso, é fundamental criar um ambiente mais equilibrado e responsável financeiramente. Esse engajamento mostra que estamos no caminho certo: construindo juntos um futebol mais sólido e sustentável”.
Coordenador do grupo de trabalho, Ricardo Gluck explica que que buscará a participação de todos os envolvidos.
“Nos próximos dias, vamos concluir a composição do grupo com base nas manifestações recebidas, sempre buscando pluralidade e equilíbrio regional. A participação de todos será essencial para que possamos construir, com legitimidade e excelência técnica, um regulamento que fortaleça o nosso esporte. O futebol brasileiro precisa urgentemente de responsabilidade financeira. Não temos mais tempo a perder”.
Fair Play Financeiro já é uma realidade no futebol europeu, com a UEFA verificando a situação de cada clube. Algumas ligas nacionais também possuem o próprio modelo de FPF, como a Premier League e a LaLiga. Já a Major League Soccer, dos Estados Unidos, tem um sistema mais semelhante a de outras ligas esportivas norte-americanas.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.