é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Eleições: ecbahia.com entrevista candidato à presidência Leonardo Martinez

Notícia
Política
Publicada em 30 de novembro de 2023 às 15:18 por Victor de Freitas

chapamartinez2
Fonte: Divulgação

O futuro presidente da associação Esporte Clube Bahia será conhecido no próximo sábado (2), com a eleição dos representantes da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo para o triênio 2024-2026.

Em mais uma cobertura da era democrática tricolor, o ecbahia.com abriu espaço para todos os cinco candidatos à cadeira de presidente em entrevistas na reta decisiva da campanha eleitoral.

O candidato da vez é Leonardo Martinez, atual presidente do Conselho Deliberativo do Bahia.

Martinez integra a chapa 100% Bahêa, com Fernanda Tude como candidata à vice-presidência. Seu número é o 10.

Leia a entrevista completa:

1) ecbahia.com: Com a chegada do Bahia SAF, o Bahia separou também toda a área de Comunicação, incluindo site e redes sociais. Quais são suas propostas para engajar novamente o torcedor e sócio com a Associação Esporte Clube Bahia?

Leonardo Martinez: “Nós, da Chapa 100% Bahêa, entendemos que fortalecer a comunicação da associação com o torcedor é de fundamental importância para que tenhamos mais senso de pertencimento com o clube. Além disso, desenvolveremos ações com os ídolos, vamos desenvolver ações e fortalecer a relação com as embaixadas espalhadas pelo Brasil.
A construção da nossa sede própria também deve alavancar o quadro de sócios. Nessa sede iremos realizar ações envolvendo os sócios, reunir o conselho deliberativo, realizar assembleias gerais e desenvolver atividades sociais e educacionais”.

2) ecbahia.com: Pretende sugerir mudança no formato e valor do atual plano de sócios da Associação? Se sim, poderia dar detalhes da proposta?

Leonardo Martinez: “No valor, inicialmente, não. Ao longo da nossa gestão iremos criar o clube de vantagens e fomentar o acesso garantido dos esportes que iremos implementar. Outro ponto que iremos trabalhar é a ampliação do bermuda e camiseta e o Bahia da Massa. Esses planos atualmente são geridos pela SAF. Tentaremos desenvolver e ampliar o número de vagas desses produtos para Sócios que estejam nas duas posições (Associação e Bahia SAF). O objetivo é ter apoio e subsidio da SAF para fortalecer a Associação e reforçar a presença do pública com menor poder aquisitivo, o torcedor mais pobre e que tem a cara de um clube de massa“.

3) ecbahia.com: Quais suas propostas para crescer o número de sócios, sem o atrativo direto do futebol e do acesso ao estádio, que ficaram com a SAF?

Leonardo Martinez: “Clube de vantagens, acesso garantido dos esportes que iremos desenvolver, atividades e acesso exclusivo na sede que iremos construir. Além disso, valendo-se do bom relacionamento que temos com o Grupo City, vamos criar meios de parceria entre SAF e Associação, garantindo benefícios extra para o sócio vinculado aos dois”.

4) ecbahia.com: No seu plano já existe um esporte prioritário para implementar na associação? Qual e por quê?

Leonardo Martinez: “De acordo com nosso Estatuto a definição do esporte que a Associação irá desenvolver deve obedecer critérios técnicos. É necessária aprovação do Conselho Deliberativo. Além disso, vamos realizar pesquisa com os sócios para entender o engajamento de cada modalidade, alem de realizar estudo de viabilidade financeira.  Claro que alguns esportes são mais populares. O boxe, a natação, maratonas aquáticas possuem uma aparente boa aceitação e levam alguma vantagem por conta de um custo mais baixo. Apesar disso, os critérios devem ser obedecidos e de acordo com nosso planejamento em 2024 já teremos a definição do esporte a ser explorado pelo Bahia, incluindo os e-sports. Outro ponto que não vamos descartar, em função do nosso bom relacionamento com o City, é a prática de esportes que o CFG tem o poder de veto, a exemplo do futsal ou do futvoley. Buscaremos entendimento e parceria nesse sentido”.

5) ecbahia.com: Sabendo que o futebol é controlado pelo Grupo City, o que de prático você pretende fazer como presidente da Associação em relação ao futebol, além de fiscalizar e cobrar o cumprimento do contrato?

Leonardo Martinez: “Além de fiscalizar e garantir o cumprimento fiel do contrato aprovado, apostamos em nossa boa relação com o CFG para influenciarmos positivamente nas decisões e levar o clamor da nossa torcida para a mesa do Conselho de Administração da SAF.

Entendemos que a nossa boa imagem, bom relacionamento e a certeza que o City tem de que sempre apoiamos o projeto, nas horas boas e ruins, podem fortalecer as nossas opiniões. Eles sabem que a nossa intenção é de ajudar, sem qualquer tipo de interesse no mercado de jogadores ou outro interesse financeiro presente ou futuro, isso pode ser decisivo para nos ouvir, mesmo sem obrigação”.

6) ecbahia.com: O setor de e-sports movimentará cerca de R$ 13bi no Brasil em 2026. Existe algum plano concreto no seu programa de gestão para este setor? Poderia explicar, caso positivo?

Leonardo Martinez: “Atualmente o Bahia apoia a Esquadrão Golden. Esse apoio é muito tímido e a maior parte dos sócios e torcedores não sabem ou acompanham. Nosso objetivo é reestruturar esse segmento e a partir de ações de marketing e comunicação fomentar a prática e monetização da modalidade. Já estamos em contato com João Arouca, sócio do Bahia, PCD, competidor verificado no FIFA e que irá nos ajudar no fortalecimento desse segmento em nosso Clube.   ”.

7) ecbahia.com: O Bahia já tem Herbert Conceição como embaixador, um atleta olímpico, baiano e tricolor. É possível esperar que o Bahia apoie e seja representado por mais atletas na Olimpíada da França?

Leonardo Martinez: “A olimpíada da França será em 2024, em nível de competição de atleta formado no Bahia é pouco provável, pois nosso projeto esportivo estará iniciando. No sentido de identificar atletas já qualificados e que tenham identificação com nosso Clube, a exemplo de Hebert Conceição teremos o total interesse em apoiar e expandir a força da nossa marca”.

8) ecbahia.com: Ao longo do ano de 2023 houve uma tentativa de parceria com o Yatch Club, que, por falha de comunicação ou não, recebeu críticas de ambos os lados. Você tem intenção de fazer alguma parceria com algum clube para que os sócios possam frequentar? Ou acha viável e pretende construir um próprio para o Bahia?

Leonardo Martinez: “Sim. Já temos conversa em andamento com a Associação Atlética da Bahia, por meio do vice-presidente de esportes do Clube. A Associação Atletica  esteve presente na nascimento do Bahia e possui vinculação histórica. Temos interesse em estreitar essa relação e identificar parceiros que possam se alinhar com a nossa cultura”.

9) ecbahia.com: Caso não seja eleito, você aceitaria apoiar e/ou ajudar o candidato eleito, caso seja convidado?

Leonardo Martinez: “Terminada a eleição saem os candidatos, as pessoas, e a democracia tricolor irá apontar o presidente do clube do nosso coração. Não se trata de ajudar o candidato eleito, trata-se de ajudar o Esporte Clube Bahia ! O 100% Bahêa é um grupo de apaixonados pelo Bahia que defende ideias pelo mérito e não pela origem. Estaremos ao lado de tudo que for bom para o Bahia”.

10) ecbahia.com: Baseado em toda a campanha, debates e entrevistas já realizados, por que o sócio indeciso deveria escolher você e sua chapa em vez da dos concorrentes?

Leonardo Martinez: “De todos os candidatos, nós temos inegavelmente uma história que pode ser verificada. Não são apenas compromissos de campanha. Martinez e Fernanda possuem alta experiência em associações. Fernanda é advogada de formação e possui 15 anos de experiência no terceiro setor. Martinez é advogado, membro da Comissão do terceiro setor da OAB/BA, gestor de formação e na condição de vice-presidente da Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA-BA) alcançou resultados expressivos como a construção da sede própria com um orçamento de 14 milhões de reais. Além disso, Martinez teve um desempenho de altissima qualidade enquanto presidente do Conselho Deliberativo do Bahia, sendo responsável por conduzir processos históricos como: Processo da SAF, expulsão de Marcelo Guimarães Filho, recorde de reuniões do Conselho, reforma do estatuto e diplomas legais, acordo para pagamento de dívida do Opportunity. Isso tudo garante que os sócios não tenham surpresa, a história de Martinez e Fernanda já está escrita e pode ser verificada. Martinez e Fernanda não possuem telhado de vidro! São e foram unicamente torcedores do Bahia durante toda a vida e nunca se envolveu empresariando jogadores de futebol! A eleição está polarizada, não direcione seu voto para um candidato que tem poucas chances, vote 10! Vote Martinez e Fernanda Tude para presidentes do Bahia!”.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Até onde você acha que o Bahia chegará na Série A 2024?
todas as enquetes