é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | Política

Publicada em 02 de maio de 2022 às 15h05

Governo Federal recusa financiamento ao Museu do Bahia

Guilherme Bellintani falou sobre o assunto em Assembleia Geral no último sábado

Da Redação

2019-02-19-13-23_capamuseudobahia1

Com mais de três anos desde seu anúncio, o Museu do Bahia ainda não foi inaugurado para o público, mesmo com a reabertura da Arena Fonte Nova. Em assembleia com os sócios, o presidente Guilherme Bellintani tocou no assunto.

Durante o último sábado, o dirigente tricolor revelou que o pedido de financiamento feito ao Governo Federal, através da Lei Rouanet, foi oficialmente negado.

Havia uma expectativa de que o Bahia pudesse receber parte do valor necessário para financiar o museu por meio da Lei de Incentivo à Cultura, criada em 1991, com o intuito de incentivar projetos e ações culturais em todo o país.

Sem incentivo liberado por parte do governo do presidente da República Jair Bolsonaro (PL), Bellintani fala em novos ajustes para, enfim, abrir as portas do museu.

“Não sei se houve vários adiamentos, o que houve foi escolha para o momento adequado, inclusive diante das últimas preparações que poderíamos fazer, tinha eventual captação da Lei Rounet, que se a gente inaugurasse poderia ficar prejudicada. Me parece que nos últimos dias tivemos negativa disso e, portanto, agora, fazemos últimos ajustes. Até alguns dias atrás estávamos nessa expectativa da Lei Rouanet. Com essa negativa, os obstáculos estão superados”.

No último dia 19 de fevereiro, houve uma pré-inauguração fechada para convidados, como por exemplo ídolos da história do Esquadrão, como alguns dos campeões de 88, incluindo Evaristo de Macedo, além de outros nomes marcantes do clube.

O museu está sendo construído desde 2019 na “ferradura” da Arena Fonte Nova, com vista para o estádio e também para o Dique. São 1.200m² de área de exposição, com mais de mil itens.

leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.