A pandemia de coronavírus mostra novamente números alarmantes no estado da Bahia. Com um grande aumento nos casos nas últimas semanas, o governador Rui Costa (PT) já trabalha com a possibilidade de reabrir os leitos exclusivos para Covid-19 que estão reservados na Arena Fonte Nova.
Nesta quarta-feira (17), o governador da Bahia afirmou que o estado possui apenas os leitos da Fonte Nova como “reserva”, já que todos os outros já foram abertos para tratamento de casos de Covid-19.
No entanto, o governo trabalha com a hipótese de não precisar reabrir os leitos do estádio. Isso porque, a necessidade de reabertura significará que o sistema de saúde do estado está em situação crítica e não haverá mais a reserva.
“Todos os leitos contratados pelo estado, seja na iniciativa privada ou da rede direta já foram reabertos, exceto os da Fonte Nova”, diz o governador.
“Caso seja necessário, será reaberto. (…) Mas é isso que queremos evitar, porque na hora que você tem que ‘lançar mão’ da última reserva que você tem, do último estoque de leitos, significa que depois disso não há o que fazer: é recusar paciente e ver a a fila de ambulância se acumular nas portas das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e dos hospitais e famílias gritando desesperadas. É essa cena que nós estamos procurando evitar”.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.