é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Senado aprova e Lei do Mandante segue para sanção presidencial

Notícia
Política
Publicada em 25 de agosto de 2021 às 09:27 por Victor de Freitas

Após passar inicialmente na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº 2.336/2021 também foi votado no Senado e foi aprovado por unanimidade. Agora, segue para sanção do presidente da República Jair Bolsonaro.

Este é o PL que trata da chamada “Lei do Mandante”, que muda totalmente a maneira como os direitos de transmissão no futebol brasileiro serão definidos a partir de sua sanção.

A ideia do projeto partiu de iniciativa da Presidência da República, que em 2020 já havia editado uma Medida Provisória (984/20) nesse sentido, que permaneceu em vigor durante quatro meses e perdeu vigência sem sequer ser pautada.

Já desta vez, os presidentes das duas casas do Congresso Nacional rapidamente pautaram e os deputados federais e os senadores aprovaram.

O relator do projeto no Senado foi Romário, senador pelo PL-RJ.

“Ao nosso ver, as medidas constantes do projeto são positivas e tendem a trazer bons frutos para o ecossistema do esporte profissional brasileiro, especialmente para o futebol Fonte: Agência Senado. (…) Esse projeto dá autonomia ao clube mandante e moderniza bastante o futebol brasileiro. A nova legislação proposta é positiva, uma vez que abre espaço para que novas negociações surjam”, argumentou o ex-jogador.

Mudanças com a Lei do Mandante

Com a sanção presidencial, que deverá acontecer sem nenhum tipo de problema, os clubes mandantes ganharão o direito exclusivo de definir qual será a emissora responsável pela transmissão do jogo.

Na legislação atual, uma emissora só poderia transmitir um jogo que contasse com dois clubes sob o mesmo contrato.

Em um exemplo prático, a TNT Sports, por exemplo, poderia transmitir todos os jogos do Bahia como mandante – se esse for o desejo do clube tricolor.

Em contrapartida, o SporTV também poderia transmitir qualquer jogo que envolvesse o Bahia como visitante, caso o time adversário e mandante da partida decidisse assim.

Outra possibilidade é que o Esquadrão poderá transmitir seus jogos através do aplicativo Sócio Digital, este que é um desejo claro e já confirmado pelo presidente tricolor, Guilherme Bellintani.

Em 2020, inclusive, Bellintani se posicionou como favorável à Lei do Mandante. Na ocasião, ele também declarou que o streaming é o futuro das transmissões de futebol.

Vale ressaltar, no entanto, que os contratos já assinados com data anterior à nova Lei, que ainda entrará em vigor, devem ser respeitados, ou causarão uma enorme batalha judicial. A Globo certamente já estará preparada para enfrentar na Justiça em caso de descumprimento de contrato.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Quem deve ser o titular do ataque do Bahia, ao lado de Thaciano?
todas as enquetes
casas de apostas brasileiras