O processo de internacionalização do Bahia sob a gestão do City Football Group (CFG) deve ganhar um novo capítulo em 2027. Após realizar pré-temporadas em Manchester (2024) e Girona (2025), o Esquadrão projeta atravessar o mundo para se preparar no continente asiático.
O destino planejado é a China, onde o conglomerado mantém o Shenzhen Peng City FC como um de seus braços estratégicos. A informação foi divulgada pelo jornalista Pedro Sento Sé.
Leia mais: Bahia x Fluminense: Palpites e dicas do Brasileirão – 05.02.26
Bahia pode fazer pré-temporada na China
A escolha da China não é por acaso. O Shenzhen Peng City FC, sediado em Shenzhen, faz parte da rede global de clubes do Grupo City e oferece a estrutura logística necessária para receber o elenco tricolor.
A ideia seria que o Bahia utilize as instalações do clube parceiro para treinamentos e realize uma série de amistosos internacionais, possivelmente participando de um torneio de pré-temporada.
O intercâmbio técnico e cultural visa não apenas a preparação física dos atletas em alto nível, mas também a expansão da marca do Esquadrão em um mercado consumidor gigantesco, podendo seguir o modelo de sucesso de edições anteriores do “Bahia Day” na Europa.
Calendário e logística para 2027
Apesar de o plano estar no horizonte, a execução dependerá do calendário oficial da CBF para 2027, especialmente em relação ao início do Brasileirão.
Em anos anteriores, o Bahia optou por mandar a campo uma equipe de jovens da base nas rodadas iniciais do estadual para permitir que o elenco principal realizasse a preparação completa no exterior — em 2026, entretanto, a pré-temporada foi feita no CT Evaristo de Macedo e já teve o técnico Rogério Ceni na área técnica desde a rodada inicial.
Além dos benefícios em campo, a viagem para a China pode fortalecer parcerias comerciais.
Bahia ainda planeja “intertemporada” no exterior em 2026?
Com a pausa para a Copa do Mundo em junho, que deixará o Brasileirão sem rodadas por um mês, o Bahia tem como planejamento viajar para um período de treinamentos fora do país.
Em dezembro, o meia Everton Ribeiro foi quem revelou que existe um plano para uma intertemporada no exterior no meio do ano. Ainda não há nenhuma confirmação, entretanto.








comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.