O Bahia oficializou a assinatura do primeiro contrato profissional do atacante Lyan, de apenas 16 anos, garantindo a permanência da jovem promessa até o fim da temporada de 2028.
Natural de Catu, o jogador foi captado pelo clube em março de 2023 após se destacar em uma avaliação realizada na cidade de Pojuca, quando ainda defendia a escolinha do CEPE. É, portanto, um talento captado dentro da gestão do Grupo City no Bahia. O novo vínculo reflete a política de valorização dos talentos formados no clube.
Leia mais: Bahia amplia contrato com Ruan Pablo até 2030 e aumenta multa nacional
Lyan: atacante tem ascensão meteórica no Bahia
Mesmo com pouco tempo no clube e apesar da pouca idade, Lyan já demonstra maturidade para atuar em categorias acima de sua faixa etária e chamou a atenção até do técnico Rogério Ceni em 2025.
Durante a temporada passada, o atacante foi peça tanto na equipe sub-17 quanto no sub-20, participando ativamente de competições nacionais. Pelo sub-17, marcou sete gols em 28 jogos no ano passado; enquanto na equipe júnior disputou seus primeiros sete jogos.
Sua evolução técnica chamou a atenção da comissão técnica profissional, culminando em uma convocação para uma partida do Brasileirão contra o Cruzeiro, na Arena Fonte Nova, embora não tenha entrado em campo naquela ocasião.
Mesmo inscrito na Copinha, o atacante permaneceu no CT Evaristo de Macedo para treinar sob o comando de Rogério Ceni, por escolha do treinador do time principal, para os jogos do Estadual.
Lyan é visto internamente como um atacante moderno, que alia velocidade e capacidade de finalização em especial pelas pontas, características que se encaixam no modelo de jogo implementado no Bahia.
Integração ao elenco para a disputa do Baianão
Lyan já estava integrando o grupo que realizava pré-temporada desde dezembro e iniciará a caminhada estadual.
A estratégia do clube é utilizar as primeiras rodadas do campeonato para dar minutagem a jovens talentos, permitindo que ganhem experiência profissional sem a pressão imediata de torneios mais importantes.
Com Lyan entre os relacionados, o Bahia vai estrear no Baianão neste domingo (11).








comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.