A CBF deu os primeiros passos para definir onde a final da Copa do Brasil de 2026 será disputada, após a mudança histórica no formato da decisão do torneio mais democrático do país para decisão em jogo único.
A entidade já tem estudado as melhores opções de locais para a final do próximo ano e avalia também a implementação de uma sede fixa para a final da Copa do Brasil, o que evitaria a necessidade de alternar anualmente o local e evitar reclamações sobre “favorecimento” caso um time da sede em questão chegasse à final.
A ideia da CBF é transformar a final em um evento único de grande porte, seguindo o modelo bem-sucedido da Copa Libertadores, que, por sua vez, seguiu a ideia da Champions League. A mudança visa aumentar o apelo comercial e turístico da partida, centralizando as atenções do futebol brasileiro em uma única praça esportiva.
O planejamento prevê que a definição da sede ocorra com antecedência, permitindo uma organização mais robusta para receber torcedores de ambos os finalistas. Entre os critérios avaliados pela CBF estão a infraestrutura hoteleira da cidade, a logística aeroportuária e, principalmente e a qualidade do estádio.
Brasília deve ser confirmada como cidade-sede da final da Copa do Brasil 2026
Atualmente, o estádio favorito para inaugurar este novo formato é o Mané Garrincha, em Brasília. A informação é do ge.globo.
Construída para sediar jogos da Copa do Mundo de 2026 e frequentemente utilizada por clubes de outros estados, em especial cariocas, a arena é vista como o local ideal por sua neutralidade geográfica e pela infraestrutura, além de já ter experiência recente em receber grandes eventos.
Leia mais: Copa do Brasil passará a ter duas vagas de Libertadores a partir de 2026
Sede fixa para finais da Copa do Brasil é estudada pela CBF
Nos bastidores, também corre a possibilidade de definição do Mané Garrincha como sede fixa, ideia que agrada a cúpula da CBF por diversos fatores estratégicos.
Por estar localizado no Distrito Federal, o estádio oferece uma logística centralizada para clubes de todas as regiões do país, além de possuir uma das maiores capacidades de público entre as arenas modernas (72 mil lugares).
A ideia de impor uma sede fixa ainda é embrionária e ainda longe de ser decidida pela CBF. Além disso, a decisão final passará por um conselho técnico que envolve os clubes participantes e os detentores dos direitos de transmissão.








comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.