é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Artilheiro no Japão, Ratão diz que faltou sequência no Bahia: ‘não foi como eu queria’

Notícia
Sem categoria
Publicada em 24 de junho de 2025 às 09:20 por Victor de Freitas
Atacante diz que pouca minutagem com Rogério Ceni foi motivo para não render o esperado
rafael ratão, bahia
Foto: Letícia Martins / EC Bahia

Rafael Ratão é o jogador emprestado pelo Bahia que vive a temporada de maior destaque. Jogando pelo Cerezo Osaka, ele é um dos goleadores da liga japonesa em 2025 após ter feito um ano de 2024 como reserva no elenco de Rogério Ceni.

Em entrevista concedida ao ge.globo, Ratão falou sobre o que faltou para ter mais sucesso com a camisa do Bahia. Em sua opinião, a minutagem foi mais baixa do que ele esperava ter após ter chegado ao clube no meio da temporada de 2023.

“Eu cheguei com o time em má fase, brigando contra o rebaixamento. O treinador era o Paiva, que agora está no Botafogo. Eu estava no processo de pegar a parte física, estava voltando de férias, no Brasil já era metade da temporada. É diferente chegar de férias e o time com 30 jogos. Aí eu comecei a jogar os jogos, pegando ritmo, fui fazendo gols. Depois o Ceni chegou, eu tive algumas chances, mas já não estava mais entrando nos últimos jogos. Fiquei sem minutagem”.

Com Ceni, Ratão foi um jogador considerado como reserva ao longo de todo o ano passado. Das 36 atuações realizadas, apenas sete delas foram como titular em 2024.

Apesar da reserva, Ratão chegou a conviver entre os artilheiros do elenco no meio da temporada, além de ter feito o gol do triunfo sobre o Botafogo fora de casa. No total, foram seis gols no ano passado.

Pouca minutagem atrapalhou sua evolução no Bahia, diz Ratão

Ratão entende que trabalhou diariamente de forma suficiente para ganhar mais tempo de jogo, mas que respeita as decisões do técnico Rogério Ceni.

“Mas eu vejo do ponto de vista de que eu sempre fiz minha parte, procurei ajudar, fiz alguns gols, assistências. Pela minha minutagem, não foi como eu queria, acho que poderia mais, mas não depende só de mim. São vários fatores né?! A gente respeita as escolhas dos treinadores. Acho que faltou isso, mais minutagem, tempo, jogos. Jogador tem que estar jogando, pegar sequência como titular para chegar em seu melhor nível”.

Em um ano e meio pelo Bahia, Rafael Ratão disputou 54 jogos e marcou dez gols. Pelo Cerezo Osaka, são 14 gols em 28 jogos.

O atacante tem contrato com o Esquadrão até 2026 e está emprestado ao Cerezo Osaka até o fim de 2025.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.