é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Sobe e Desce: o que ficou em alta e em baixa após os reforços?

Notícia
Sobe e Desce
Publicada em 18 de abril de 2022 às 09:33 por Victor de Freitas

sobe-desce-1
Fonte: Divulgação/ecbahia.com

Com o tradicional ‘Sobe e Desce’, o ecbahia.com analisa quais pessoas, (jogadores, comissão técnica, dirigentes), situações, resultados e ações foram destaque na semana anterior, seja de maneira positiva ou negativa.

Sobe: Promessa de contratações está devidamente cumprida; ao menos em quantidade.

Logo que chegou ao clube, o diretor de futebol Eduardo Freeland afirmou que contrataria entre seis a oito jogadores até o fim da primeira janela de transferências, que foi fechada na terça-feira passada.

No fim das contas, chegaram nove reforços. De fato, a promessa de contratações foi cumprida e até ultrapassou o número que havia sido projetado inicialmente, devido a oportunidades de mercado que teriam sido vistas como boas.

Sim, este é um fator extremamente positivo. Principalmente levando em consideração a imensa inércia que havia sido tomada pela gestão no que tange à questão de reforços antes da chegada de Freeland.

Não à toa, somente seis jogadores haviam sido contratados entre dezembro a março. E poucos deles entregaram qualidade satisfatória para o time.

Dessa vez, as contratações chegaram. ao menos numericamente falando. Mas, é claro que não é só isso que basta.

O fator mais importante é que todos eles, ou pelo menos a grande maioria, demonstre qualidade e se mostrem bons reforços em campo. Ou só serão contabilizados como contratações, sem reforçarem de fato o time.

Então, a expectativa é por vê-los em campo para somente a partir daí poder avaliar se foram boas ou más decisões tomadas pela diretoria de futebol, agora com Freeland.

Desce: Não conseguiram emprestar jogadores que só vão receber salário por treinar; e alguns setores continuam carentes.

Um time de futebol precisa de cinco goleiros para disputar um Campeonato Brasileiro? Acreditamos que todos concordam que não.

O próprio Eduardo Freeland indiciou que um goleiro seria emprestado, assim como o treinador Guto Ferreira até descreveu a situação de Matheus Teixeira, mesmo sem citar nomes, como um caso de arqueiro que deveria sair por empréstimo.

Entretanto, a janela foi fechada e o número exagerado de goleiros continua no elenco. São cinco goleiros, sendo que Danilo Fernandes é considerado como titular absoluto e só não atuará caso sofra lesão, suspensão ou por uma decisão técnica – o que parece improvável neste momento.

Com César já considerado como reserva imediato, sobram três goleiros que dificilmente jogarão no restante do ano. Claus, Teixeira e Júnior, pelo menos um deles deveria, sim, ter sido emprestado.

Afinal, para ser bom goleiro é necessário ter ritmo de jogo e como quarto ou quinto goleiro, é impossível de acontecer.

E não são só eles. Há uma série de atletas que também jogarão poucos minutos ou até mesmo nenhum, que seguiram no elenco tricolor.

Everton, Marcelo Ryan, Gabriel Xavier, Choco, Henrique, Ramon, Luiz Felipe, Gregory e Miqueias. Será que todos eles vão jogar na Série B?

Contabilizando todos juntos, eles somaram pouquíssimos minutos em campo no Baiano, quando o elenco ainda estava extremamente curto. Com novas contratações, eles vão ainda mais para o fim da fila. É fato que alguns deles deveriam sair por empréstimo. Certamente voltariam em melhor nível.

Em contrapartida, enquanto alguns setores ficaram carregados de opções, como o gol, outras posições ainda estão carentes mesmo após a janela.

A criação de jogadas hoje tem Daniel como camisa 10. O único reserva atualmente é Mugni, que joga mais como volante no Bahia. Já Warley, aposta que veio da segunda divisão paulista, foi o único atleta contratado para a posição. De toda forma, o setor continua muito carente.

Por fim, Matheus Davó foi o único contratado que faz a função de centroavante desde a base. Sem Rodallega e também sem o reserva imediato, já na segunda rodada Guto teve que deslocar Jacaré para a posição central.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Quem deve ser o titular do ataque do Bahia, ao lado de Thaciano?
todas as enquetes
casas de apostas brasileiras