é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Sobe e desce: os pontos positivos e negativos da semana tricolor

Notícia
Sobe e Desce
Publicada em 21 de junho de 2021 às 10:33 por Victor de Freitas

Com o tradicional ‘Sobe e Desce’, o ecbahia.com analisa quais pessoas, (jogadores, comissão técnica, dirigentes), situações, resultados e ações foram destaque na semana anterior, seja de maneira positiva ou negativa.

Sobe: Postura de Dado Cavalcanti ao cobrar reforços publicamente

O Bahia tem 11 reforços anunciados exclusivamente para o elenco profissional em 2021, sendo que dois deles sequer estrearam com o time principal (Júnior e Pablo).

O último reforço foi anunciado no dia 23 de abril. Ou seja, são dois meses sem anunciar um reforço.

Com lacunas claras no elenco, o técnico Dado Cavalcanti tem sido incisivo e sincero ao cobrar reforços de forma pública, inclusive quebrando protocolos de mistério e silêncio que são adotados pelo clube para tratar de temas relacionados a mercado.

Frequentemente, Dado tem sido bombardeado com perguntas sobre necessidade de reforços. E tem sido claro ao afirmar e reafirmar que está esperando contratações.

Em alguns momentos, contrariou inclusive a opinião do próprio presidente Guilherme Bellintani – que havia declarado entender como necessidade urgente somente um centroavante.

Na última semana, após vencer o Ceará, o técnico inclusive deu um prazo: espera por até três reforços ainda no mês de junho.

Já na entrevista após empatar com o Corinthians, Dado foi mais reservado na crítica. Citou apenas que não pôde fazer substituições mais cedo simplesmente por falta de opções no banco para manter o padrão tático, técnico e ofensivo da equipe.

Na opinião do treinador, não havia como melhorar o time com substituições. Portanto, preferiu apenas realizar alterações obrigatórias por conta de desgaste físico.

A postura de cobrança do treinador em público coincide com o clamor da torcida por novas contratações.

Desce: Lentidão da diretoria / Time feminino

Se o ponto positivo é a cobrança do técnico para dirigentes do clube, a situação negativa fatalmente é a atuação dos próprios diretores do clube.

Afinal, são exatamente dois meses sem contratar nenhum atleta para o elenco profissional. Especificamente para o time principal, porque contratações para times sub-20 e sub-23 estão chegando com frequência.

Já se passaram cinco rodadas no Campeonato Brasileiro, sendo que o presidente Guilherme Bellintani declarou em diversas oportunidades que estava negociando e próximo de contratar um centroavante.

A primeira declaração desse tipo aconteceu em 12 de abril. Já em 12 de maio, o presidente foi específico ao citar que negociava com um “centroavante cascudo”.

Em 25 de maio, Bellintani voltou a afirmar que tinha conversas avançadas com um atacante que chegaria após as primeiras rodadas do Brasileirão.

Após cinco rodadas, Gilberto continua sendo o único centroavante do elenco desde a saída de Fernandão em setembro de 2020.

Além da necessidade urgente de reforçar o centro do ataque, existem outros setores do time que também carecem de reforços. As duas laterais, meio-campo e pontas também contam com déficit de atletas.

Já a zaga, que atualmente tem cinco opções, deve ganhar um sexto jogador em breve: Ligger.

A justificativa dada tanto pelo próprio presidente, como também pelo gerente Júnior Chávare, em live recente, é a tentativa de minimizar erros. Contudo, tentar errar menos é o mínimo a ser feito quando tratamos de negócios.

Já no feminino, após várias semanas de derrotas consecutivas o rebaixamento enfim foi concretizado. Uma queda totalmente prevista após planejamento marcado por falhas.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Quem deve ser o titular do ataque do Bahia, ao lado de Thaciano?
todas as enquetes
casas de apostas brasileiras