é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | Sobe e Desce

Publicada em 06 de setembro de 2021 às 09h27

Sobe e Desce: Rodallega brilha, mas time segue com fragilidades

Centroavante colombiano é unanimidade na semana tricolor, mas a equipe mantém o baixo nível defensivo

Da Redação

Com o tradicional ‘Sobe e Desce’, o ecbahia.com analisa quais pessoas, (jogadores, comissão técnica, dirigentes), situações, resultados e ações foram destaque na semana anterior, seja de maneira positiva ou negativa.

Sobe: A unanimidade do final de semana tricolor

O triunfo tricolor por 4 a 2 sobre o Fortaleza tem nome e sobrenome: Hugo Rodallega. O colombiano destruiu a defesa cearense com quatro gols em uma só partida, uma marca que poucos jogadores conseguiram ao longo da história do Campeonato Brasileiro – e sendo o primeiro com a camisa tricolor na Série A.

A atuação eficiente foi marcada por um alto senso de oportunismo e posicionamento, aparecendo livre para finalizar nas melhores ocasiões da partida.

Todos os gols contaram com passes que o deixaram em boa situação para a finalização. Além de mérito dos companheiros que deram as assistências, o fato de o jogador ter se colocado na posição ideal para marcar os gols também deve ser muito valorizado.

Com uma atuação nota 10 em praticamente todos os sites e aplicativos de estatísticas, Rodallega foi o craque do Bahia na 19ª rodada, acabando com uma série de oito jogos sem vencer.

De maneira unânime, foi o ponto mais alto da semana tricolor.

Desce: Defesa frágil, campanha medíocre e falta de transparência (de novo)

O Bahia fecha o primeiro turno com 32 gols sofridos. Uma média altíssima de 1,6 gol sofrido por cada partida disputada na competição até este momento. Sem contar que nos últimos quatro jogos, o time sofreu dois gols em cada um deles.

Contra o Fortaleza, Rodallega havia marcado três gols e deixado o time em situação tranquila para os últimos 20 minutos de jogo. Ao menos, teoricamente era o que se imaginava. No entanto, o time conseguiu sofrer dois gols em um curto espaço de tempo e causou apreensão nos torcedores.

Com o placar novamente apertado, foi “Huguito” quem precisou aparecer mais uma vez para seguir carregando o time ao triunfo.

A fragilidade da defesa foi “salva” por uma atuação memorável, que só aconteceu quatro vezes nos últimos 10 anos na Série A. Portanto, a evolução defensiva tricolor é mais do que urgente.

Com uma defesa tão frágil e um setor ofensivo que vivia uma fase de calamidade antes dos gols marcados por Rodallega, a campanha tricolor no primeiro turno é medíocre. O Bahia somou menos de 37% dos pontos que disputou, está na “porta” do Z-4 e ainda corre risco de entrar na zona caso o Grêmio vença seus dois jogos atrasados do primeiro turno.

Corinthians x Bahia no sub-20: o jogo sem resultado nas mídias oficiais do clube

Neste último domingo, o Bahia divulgou escalação e os canais oficiais para assistir ao jogo do Brasileiro sub-20.

No entanto, até o momento da publicação deste texto, na manhã de segunda-feira, o resultado não foi divulgado oficialmente pelo clube nem nas redes sociais e tampouco no aplicativo Sócio Digital.

Por que será? Suponhamos que seja devido à goleada sofrida por 7 a 1. Caso, de fato, seja esse o motivo, por quê esconder? Não vai mudar o placar e muito menos amenizar o vexame de uma derrota tão larga. Pelo contrário, deixa uma mancha ainda maior.

Uma situação exatamente igual havia acontecido em junho, quando o time sofreu 6 a 0 do Palmeiras pelo Brasileiro sub-17. Esse tipo de abordagem após derrotas, independentemente do placar, não pode virar protocolo!

O ecbahia.com mantém o olhar para todo e qualquer movimento relacionado ao Esporte Clube Bahia, mantendo sua isenção e o viés informativo acima de tudo. Mas, sem deixar o lado torcedor e crítico, é claro.

leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.