Fonte: Staff Images / CONMEBOL
A bola vai rolar para o Bahia na nova Copa Sul-americana na quarta-feira (21), com jogo marcado para acontecer às 21h30, contra o Montevideo City Torque, na capital do Uruguai.
Primeiro adversário tricolor na competição de 2021, o City Torque foi um dos últimos times a garantirem lugar na fase de grupos da Sul-americana. A equipe precisou disputar uma eliminatória preliminar contra o Fênix, também do Uruguai, e levou a melhor no somatório dos jogos de ida e vida.
- Clube fundado em 2007 e comprado pelo Grupo City em 2017
Desconhecido do público brasileiro, o time tem apenas 13 anos de fundação, mas passou por mais um recomeço em sua história no ano de 2007, quando foi adquirido pelo Grupo City – mesma empresa que comanda times como Manchester City, New York City e outras diversas equipes ao redor do mundo.
Conhecido como “El Celeste” pela cor de seu uniforme, o clube foi fundado como Clube Atlético Torque. A mudança de nome aconteceu após ser adquirido. Assim, passou a se chamar Montevideo City Torque, tendo também seu escudo alterado, como forma de manter o padrão dos clubes detidos pelo City Football Group.
Ainda jovem, o clube tem como seus principais títulos dois troféus da segunda divisão uruguaia, em 2017 e em 2019, além de uma conquista da terceira divisão nacional, em 2012.
Assim que tomou posse do clube, o Grupo City construiu um CT de nível continental – inaugurado seis meses após o início da construção. A ideia é de fazer com que o Torque consiga formar jogadores em sua própria categoria de base. Um deles, inclusive, já foi vendido justamente para o outro time da empresa: o New York City.
- História na elite do futebol uruguaio
A primeira vez que o City Torque chegou à elite do futebol uruguaio aconteceu em 2018, após o título da segundona em 2017.
Em seu primeiro ano na primeira divisão, o time terminou em 14º lugar e foi rebaixado, voltando a conquistar o troféu da segunda no ano seguinte.
Em 2020, o clube disputou sua segunda edição de primeira divisão uruguaia e desta vez terminou em quarto lugar. Ou seja, vive o melhor momento de sua história.
No dia 5 de março de 2021, o Torque aplicou uma goleada de 8 a 2 sobre o Montevideo Wanderers. É o maior triunfo de sua curta história.
- Debutante em torneios internacionais
Enquanto o Bahia jogou a primeira edição da Copa Libertadores da América, há 61 anos, o City Torque ainda está dando seus primeiros passos no cenário internacional.
Com a quarta colocação no Uruguaio de 2020, conquistou sua primeira vaga para torneios internacionais e está “invicto”. Na fase preliminar, empatou em 0 a 0 com o Fênix e venceu por 2 a 0 na volta, fora de casa.
- Estádio
Na Copa Sul-americana, o Torque mandará seus jogos no estádio Parque Alfredo Victor, com capacidade para 10 mil pessoas. O local é de propriedade do Montevideo Wanderers.
- Destaques e desfalque
A equipe uruguaia tem o atacante argentino Gustavo Del Prete como seu principal homem-gol. Ele anotou 10 gols em 32 jogos na última temporada e balançou as redes na fase preliminar da Sul-americana.
Por outro lado, o jogador mais conhecido do elenco é o volante uruguaio Diego Arismendi, com passagem pela seleção de seu país, por grandes clubes do Uruguai e até pela Premier League.
Já o desfalque fica por conta do volante uruguaio Santiago Scotto, que foi expulso no jogo de volta da primeira fase.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.