é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Coronavírus pode afetar futebol brasileiro em pouco tempo

Notícia
Brasileiro
Publicada em 12 de março de 2020 às 11:18 por Victor de Freitas

2020-03-12-10-55_capabola2020
Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia

Em meio ao avanço dos casos ao redor do mundo, o coronavírus já foi declarado como uma pandemia, pela Organização Mundial de Saúde. Com casos de transmissão do Covid-19 em cerca de 110 países, grandes eventos estão sendo afetados, incluindo alguns dos mais importantes torneios esportivos do planeta.

Na Europa, países como Espanha, Itália, Áustria, Dinamarca e Suíça suspenderam seus eventos esportivos, enquanto Portugal, França, Alemanha já atuam com portões fechados. O mesmo deverá ocorrer na Inglaterra a partir do final de semana.

A Champions League e a Europa League já tiveram alguns jogos adiados, nesta semana, e os demais acontecem com portões fechados.

Nos Estados Unidos, a NBA foi suspensa após o pivô Rudy Gobert, do Utah Jazz, testar positivo para o vírus. Além da competição de basquete mais importante do mundo, eventos de futebol e tênis também estão sendo cancelados no país.

Em território sul-americano, Argentina e Colômbia suspenderam eventos esportivos; já o Paraguai impôs portões fechados nos jogos.

No Brasil, há 73 casos confirmados do coronavírus, de acordo com o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, na atualização da manhã desta quinta-feira (12).

Vale ressaltar que não há mortes confirmadas pelo coronavírus no Brasil.

No Rio de Janeiro, houve a confirmação do primeiro caso de transmissão local do vírus.

“Tivemos a confirmação do exame de contraprova pela Fiocruz que faz com que o Rio de Janeiro tenha tido o primeiro caso de transmissão local do vírus”, explicou Edmar Santos, secretário de Saúde do Rio de Janeiro.

Na Bahia, 65 pessoas foram colocadas em quarentena com suspeita de terem contraído o vírus. Dois pacientes foram confirmados e 36 já tiveram a doença descartada.

E como ficam os eventos esportivos no Brasil?

No Brasil, a CONMEBOL já adiou a estreia da Seleção nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. O jogo aconteceria no dia 27 de março, em Pernambuco.

Ainda não há ordem do Ministério da Saúde para que partidas de futebol aconteçam com portões fechados e nem cancelamento de competições por conta do vírus. Esta realidade pode mudar em pouco tempo, mesmo que ainda sem a certeza de quando acontecerá.

“Por enquanto não há a necessidade de contenção, porque ainda é possível rastrear o vírus. Temos casos importantes e de transmissão local. Assim, não há recomendação para isso. Quando a transmissão for comunitária, ou seja, quando não é mais possível saber de quem se pegou o vírus, aí sim o Ministério da Saúde tomará medidas de contenção, como determina a não realização de eventos esportivos. (…) Não realizar eventos esportivos, culturais, congressos cancelar as aulas… Isoladas, as medidas não tem o mesmo efeito. Além disso, serão ações específicas, localizadas. Não necessariamente acontecerão em todo o país ao mesmo tempo”, segundo o infectologista Alberto Chebabo, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Nesta quinta-feira (12), uma reunião de rotina na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) avaliará o tema e possíveis medidas para evitar a propagação do vírus. Porém, ainda não há previsão de restrição de público.

Mesmo sem ordem do Ministério da Saúde, o governo do Distrito Federal se antecipou e suspendeu aulas, shows e eventos esportivos com mais de 100 pessoas.

Libertadores e Sul-americana

Mesmo com a segunda fase da Sul-americana marcada para o mês de maio, o calendário da Copa Libertadores pode impactar diretamente na competição disputada pelo Bahia.

A CONMEBOL também avalia a possibilidade de que jogos da Libertadores aconteçam com portões fechados ou até mesmo sejam adiados, assim como as Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Impacto na gestão esportiva

Em sua conta oficial no Twitter, o ex-presidente tricolor e gestor esportivo, Marcelo Sant’Anna, falou sobre o impacto que os clubes podem sofrer caso os campeonatos sejam suspensos ou partidas acontençam sem torcida.

“Imagina no Brasil se/quando tivermos jogos de portões fechados ou campeonatos suspensos. Clubes Série B, C, D… são dependentes de bilheteria e Série A se apoia no sócio-torcedor (e venda de atleta). Coronavírus botaria em xeque quem tem gestão pra salvar fluxo de caixa na crise”, disse o ex-presidente tricolor, Marcelo Sant’Anna.

“Clubes, Federações, CBF (e atores do negócio) devem pensar ações educativas urgentes. Aumentar e melhorar a qualidade da informação, além de salvar vidas, que é o principal, claro, pode evitar nova crise em muito clube”.

No sábado (14), não será por motivo de evitar contágio do Coronavirus que o Bahia entrará em campo, contra o América de Natal, com portões fechados na Arena das Dunas, mas sim, devido à punição sofrida pelo clube potiguar por conta de briga entre torcidas.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes