é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | Brasileiro

Publicada em 15 de novembro de 2022 às 13h39

Relembre os jogadores da base que atuaram pelo Bahia na Série B

Treinadores apostaram em alguns nomes que estavam no sub-20 tricolor até 2021

Victor de Freitas

time22-28
Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia

O time titular do Bahia na Série B de 2022 teve Patrick e Matheus Bahia como jogadores que passaram pelo time sub-20 tricolor no fim da formação de base.

Mas e quanto aos jogadores que foram promovidos ao elenco principal do Esquadrão nesta temporada? Quantos foram? Como eles desempenharam? Confira no ecbahia.com!

Ao longo da Série B de 2022, os técnicos do Bahia colocaram em campo oito jogadores que subiram definitivamente ao elenco principal neste ano, após terem passado pelo time sub-20 no ano de 2021.

Dentre eles, estão atletas que fizeram toda a formação nas divisões de base do Esquadrão e outros que chegaram no clube por meio de transferência após terem feito a maior parte da formação em outras equipes.

Revelado nas categorias de base do Bahia:

  • André

O lateral-direito André é o principal nome que surgiu para o time profissional do Esquadrão em 2022. Mesmo quando tinha apenas 18 anos, o ala foi bancado por Guto Ferreira desde o início da temporada e se firmou na equipe.

Ganhou espaço de uma vez por todas no meio da Série B, mas perdeu lugar após a chegada de Marcinho.

No total, ele realizou 28 atuações no primeiro ano como profissional.

  • Douglas Borel

Apesar de já ter feito alguns jogos no elenco principal em anos anteriores, 2022 foi o ano em que Borel foi promovido definitivamente ao elenco profissional após finalizar sua formação de base em 2021.

O jovem começou o ano disputando lugar com Jonathan e rapidamente ganhou espaço. Chegou a contribuiu com gol na Série B, mas perdeu lugar no time com a chegada de Enderson Moreira ao clube. Seu último jogo aconteceu em julho.

No total, Borel, de 20 anos, encerrou o ano com 34 jogos, um gol e três assistências.

  • Patrick Verhon

Mais um atleta que fez toda a sua formação nas categorias de base do Bahia, o meia Patrick Verhon foi o mais jovem a ganhar chance entre os profissionais tricolores em 2022.

Quando tinha apenas 17 anos, foi promovido por Enderson à equipe de cima e contribuiu com uma assistência em quatro jogos disputados na Série B.

Hoje, com 18 anos, ainda tem duas temporadas como atleta de base e deve ter seu desenvolvimento acompanhado de perto pela comissão técnica profissional em 2023.

Já o goleiro Gabriel Souza chegou a ser relacionado para duas rodadas da Série B e ficou no banco de reservas. Ele também fez toda a sua formação de base entre Fazendão e Cidade Tricolor.

Contratados para a base em anos anteriores e que chegaram ao profissional em 2022:

Uma das filosofias aplicadas pela gestão Bellintani foi de buscar jogadores “pré-formados” em outros clubes. Muitos chegaram ao clube no penúltimo ou no último ano de sub-20.

Alguns desses nomes alcançaram o time profissional do Bahia em 2022.

  • Gabriel Xavier

Revelado no Mirassol e com passagem pelo Famalicão, de Portugal, Gabriel Xavier chegou ao sub-20 do Bahia em 2020. Foi titular em seus dois últimos anos de base e alcançou a equipe sub-23 em 2021.

Neste ano, o jogador teve seu desenvolvimento freado por uma lesão que só o permitiu estrear na Série B.

Apesar da pouca experiência como profissional, conquistou espaço como o reserva imediato da zaga, passando à frente de todos os contratados por Freeland (Didi, Zé Vitor e Noga).

No total, disputou 16 jogos pelo Bahia em 2022, incluindo 14 atuações na Série B – nove delas como titular da zaga. Gabriel tem 21 anos.

  • Everton

Cria do Novorizontino, Everton foi adquirido pelo Bahia após período de empréstimo no time sub-20 tricolor em 2021.

Com destaque na Copinha deste ano, foi prontamente colocado no elenco profissional por Guto Ferreira e ganhou seu maior número de oportunidades após a chegada de Enderson.

No total, o centroavante de 20 anos realizou nove atuações e marcou um gol na Série B.

  • Gregory

Meia revelado no Botafogo-SP, Gregory desembarcou no Bahia após passagem pela base do Palmeiras.

Ele realizou dois anos no time sub-20 tricolor, sendo que finalizou o ano de 2021 já na equipe sub-23.

Na Série B deste ano, ganhou uma pequena sequência de atuações na chegada de Enderson.

Também marcou um gol na Série B e fechou o ano com nove atuações. É um dos jogadores com contrato perto do fim.

  • Miqueias

Por fim, Miqueias teve uma longa trajetória na base antes de chegar no Bahia. Começou no Desportivo Brasil, depois foi contratado pela Ferroviária e passou na base do Palmeiras duas vezes antes de assinar com o Esquadrão em 2021.

Depois de um ano entre sub-20 e sub-23 do Bahia, foi promovido ao elenco principal tricolor neste ano.

Ele disputou um total de 12 atuações no ano de 2022, incluindo sete participações na Série B.

Atletas da base relacionados para jogos antes da Série B

Houve também alguns jogos entre Nordestão e Baiano que o então técnico tricolor Guto Ferreira utilizou alguns nomes do sub-20 em suas convocações.

Entre eles, o zagueiro Pedro Borges, o meio-campista Cuadrado e o atacante William. Porém, nenhum deles atuou.

leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.