Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia
O Bahia sofreu com altos e baixos de janeiro até dezembro, em 2019, com um final de temporada que decepcionou seus torcedores. Para a temporada de 2020, o objetivo do clube é de obter resultados melhores do que os deste ano.
Em 2019, o Bahia conquistou apenas o título do Baianão e acumulou vexames ao sair na primeira fase do Nordestão e da Sul-americana. Na Copa do Brasil, repetiu sua melhor campanha, ao chegar nas quartas de finais, e voltou a fazer uma campanha mediana na Série A, com o 11º lugar.
Diretor de futebol do Bahia por pelo menos mais um ano, Diego Cerri afirma que o objetivo para 2020 é de conquistar ‘coisas grandes’, a começar pela manutenção do elenco e da comissão técnica.
“O objetivo de quem trabalha dentro do futebol é tentar conquistar coisas grandes. É o que a gente quer. Estamos trabalhando nesse sentido, procurando jogadores que possam acrescentar, e acreditar no trabalho, manutenção do treinador, num clube organizado, porque isso faz a diferença. Temos que ter o pé no chão, porque o início é sempre difícil. Passo a passo, a gente vai encorpando, e vamos mostrar que nossa equipe tem condições, sim”, falou o dirigente.
Para conquistar troféus maiores do que o do Baiano, Cerri admite a necessidade de adicionar mais qualidade ao grupo.
“Acho que tem quer objetivo, manter atletas, treinador, diretoria, só assim você vai fazer esse trabalho a médio prazo. Mas não basta isso. Tem que ter um acréscimo de qualidade, tentando buscar peças, nesse mercado inflacionado. A gente tem credibilidade por estar fazendo uma gestão responsável, com pagamentos em dia, junto com um treinador que vai continuar. Vejo um desafio grande, mas com grandes perspectivas”, falou.
Time de transição
Cerri vê como uma necessidade a utilização da equipe de transição durante o primeiro semestre, para diminuir a carga de jogos do time principal. Ele também ressalta a importância de incorporar atletas da base ao elenco sub-23 e buscar reforços no mercado.
“Além de montar a equipe A, comandei a montagem da equipe B, que vamos usar em jogos do Campeonato Baiano e possivelmente em outras competições. Isso vai de encontro ao trabalho de revelar atletas jovens para usar futuramente e também de tirar um pouco o peso do excesso de jogos do calendário, que a gente notou que tem feito mal à equipe. O centro é outro passo importante. E o grande desafio que é trazer mais atletas para somar na base de atletas que a gente já possui”.
O Bahia iniciará seu calendário oficial de jogos de 2020 no dia 15 de janeiro, contra a Juazeirense, pelo Baianão. A partida será disputada pelo time de transição.
Já o time principal do Esquadrão estreará no dia 25 de janeiro, contra o Santa Cruz, pela Copa do Nordeste. As duas estreias acontecerão fora de casa.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.