é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Preparador detalha trabalho com time feminino para o Brasileiro A-2

Notícia
Entrevista
Publicada em 10 de outubro de 2020 às 16:27 por Victor de Freitas

2020-10-10-16-18_capaitalotrinchaotimefeminino
Fonte: Natália Ramos

Em função da pandemia de coronavírus, o time feminino do Bahia não entra em campo desde o dia 14 de março. Após um longo período de paralisação, com atividades inicialmente feitas em casa, as Meninas de Aço voltaram à Cidade Tricolor no mês passado para focar de vez na sequência do Brasileiro A2.

Com foco voltado para a busca pelo acesso à elite, o time feminino do Esquadrão passou por um período de pré-temporada, nas últimas semanas, antes de voltar a ter como principal foco a parte tática e também os fundamentos do jogo.

Em entrevista ao aplicativo Sócio Digital, o preparador físico das meninas, Ítalo Trinchão, falou sobre o andamento da preparação física das jogadoras do Esquadrão visando o decorrer da temporada 2020, que será reiniciada no final deste mês.

“Então, as primeiras semanas foram mais treinos individuais, elas ficaram cerca de 150 dias fazendo atividades de alta intensidade, realizando todos os treinos de forma remota. Estamos indo para a quarta semana, fazendo atividades em grupo para tentar estarem aptas no jogo do dia 25/10, com condições de jogo. Sabemos que vai ser muito difícil, porque não vai ter coletivos durante esse período devido a pandemia, então as meninas ganharão condições físicas durante as partidas. O nosso trabalho está sendo bem controlado para que todas estejam aptas na partida de reestreia”, falou o profissional.

Ítalo Trinchão tem sido um nome referência no quesito preparação física após a criação de um software voltado para gerenciar as particularidades de cada uma das mulheres. Através desse aplicativo, o preparador físico pode observar a influência de fatores extracampo no desempenho de cada uma, como por exemplo o ciclo menstrual.

Ele também explicou como esses fatores influenciaram no retorno das atividades presenciais, após um longo período de quarentena.

“Semana passada fizemos uma avaliação, conforme realizamos a cada semana, para saber o nível de condicionamento de cada uma delas e nisso já conseguimos adaptar os treinos. Tem algumas atletas que conseguem fazer alguns estímulos adaptados para cada situação e conforme o feedback delas, elevamos um pouco as cargas das atividades. Sabendo que algumas atletas, devido ao período em quarentena, perderam um pouco o controle, saíram da rotina de menstruação e isso eleva o nível de estresse. Mas, com essas avaliações conseguimos fazer adaptações individuais nos treinos”.

Treinos realizados durante a quarentena

“Priorizamos fazer mais treinos de padrão de movimento, foi uma coisa que a gente estava colocando em prática desde a pré-temporada (início do ano) e demos prioridade a essa atividade para que nesse momento de retorno, elas não esquecessem tudo aquilo que trabalhamos antes. Então, focamos mais nesse padrão de movimento até porque em casa elas não tinham tanta estrutura para desenvolver as atividades de alta intensidade, devido a questão da pandemia. Trabalhamos isso e técnicas de corrida pra quando houvesse o retorno das atividades presenciais, as meninas estejam aptas para todos os movimentos, todas as valências físicas e atributos dentro do jogo”.

O time feminino do Bahia vai entrar em campo no dia 25 de outubro, contra o Auto Esporte-PB, pela segunda rodada do Brasileirão A-2. Na partida de estreia, as meninas golearam a UDA-AL por 8 a 0.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes