é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Roger avalia atuação tricolor e dá mérito ao Flamengo por virada

Notícia
Entrevista
Publicada em 10 de novembro de 2019 às 21:31 por Victor de Freitas

2019-07-16-19-04_caparogermachado52
Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia

A noite deste domingo foi marcada por mais um revés do Bahia no Campeonato Brasileiro. Diante do Flamengo, a equipe tricolor saiu derrotada do Maracanã por 3 a 1, apesar de ter saído em vantagem no placar. Após o jogo, o técnico Roger Machado comentou sobre o que viu da partida.

Em sua análise sobre o jogo contra o Flamengo, Roger Machado afirmou ter visto um desempenho de ‘altíssimo nível’ em durante cerca de 70% dos 90 minutos disputados. Ele também citou as falhas de sua equipe que contribuíram para a derrota e admitiu que o controle da equipe adversária prevaleceu ao longo do segundo tempo

“Acho que em 70% do tempo a gente fez um jogo de altíssimo nível, contra o ataque artilheiro da competição, contra uma mobilidade muito grande dos jogadores do Flamengo, que conseguimos conter bem. A gente conseguiu contra-atacar exatamente da forma que a gente imaginava e havia feito em atividade prévia como estratégia do jogo. Engatamos três ou quatro contra-ataques que poderíamos ter ampliado no primeiro tempo. No segundo tempo, com as mudanças do Flamengo, o ímpeto e equívocos nossos, trouxemos o Flamengo para nosso campo de defesa. Depois do empate tivemos um contra-ataque bem definido, onde optamos pelo corte e não pela finalização. É difícil criar oportunidades contra o Flamengo. Não podemos abrir mão da finalização, pelo menos para o goleiro efetuar a defesa. Mas a escolha foi pelo corte. Artur foi desarmado, no contra-ataque levamos o segundo gol. Fiz mudanças, tentei colocar o time para o ataque, mas o controle de jogo do Flamengo prevaleceu”, avaliou.

Para o treinador tricolor, a atuação feita pelo Bahia no primeiro tempo é o que pode ser indicado como o fato positivo deste jogo.

“A partir dos 20 minutos do segundo tempo o Flamengo, pela qualidade dos seus jogadores, tomou o controle técnico do jogo para seu lado. Infelizmente mais uma derrota que acumulados. Se fica algo de bom, é o primeiro tempo e parte do segundo, em nível parecido com o que estávamos fazendo”.

Méritos para o adversário

Roger Machado também afirma que o resultado positivo escapou do Bahia por méritos da equipe flamenguista.

A vitória escapou em função da qualidade do adversário. Obviamente, futebol é jogo de erros. Quando se erra menos, tem mais chance de manter o zero no placar. A estratégia era essa. Os times que vêm jogar com o Flamengo no Rio de Janeiro e se defendem em bloco baixo vão sofrer. A bola chega rápido aos jogadores que têm qualidade para decidir, que sabem ficar com a bola. Se não encaixar contra-ataque rápido, se devolve a bola para o Flamengo. A estratégia era, quando o Flamengo nos levasse para o último terço do campo, se defender, mas no primeiro momento que tivesse oportunidade subir o bloco para fazer com que os jogadores de defesa deles tivessem que decidir sobre pressão e cometessem erros. Pela imposição do jogo no segundo tempo, fomos empurrados para nosso campo e a qualidade definiu. Em alguns momentos tivemos erro de posicionamento que poderiam ser corrigidos por cobertura. O que você não consegue corrigir é erro muito grande. E quando se erra contra time de qualidade, realmente não tem perdão”.

Retorno de Gilberto e escalação de João Pedro

“A gente teve um dia a mais de descanso que o Flamengo. Tive, depois de um mês, 20 minutos de treino com todo o pessoal, em que foi montada a estratégia que originou o primeiro gol. Contra-ataque matando o primeiro pau com Gilberto, daria condição de acontecer o que aconteceu. Fizemos um gol de cruzamento no segundo pau. Vários contra-ataques que tivemos foi em cima da atividade que tivemos. O que tem é passar confiança, com poucas horas de atividade no campo, e fazê-los confiar na sua qualidade individual e na estrutura montada. As mudanças, o Marco machucou, Gilberto tem mobilidade e velocidade, que eram apropriadas para o jogo, não tanto as características do Fernandão. De restante, a gente mantém a estrutura no meio. João fez um bom jogo. A estrutura dá força para marcar, ataque em profundidade, que ele está se adaptando, arrasto por dentro. Essas foram as considerações do planejamento, da estratégia. Em boa parte do jogo fizemos muito bem, mas não fomos eficientes o suficiente e erramos, demos a oportunidade para um adversário com qualidade decidir a partida”.

O próximo jogo do Bahia será contra o Palmeiras, no domingo (17). A partida será disputada na Fonte Nova, às 16h.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Quem deve ser o titular do ataque do Bahia, ao lado de Thaciano?
todas as enquetes
casas de apostas brasileiras