Depois de cinco anos de competições curtas, assemelhadas a torneios, o Campeonato Baiano da Primeira Divisão será novamente longo. A competição está programada para ser disputada de 8 de janeiro a 4 de junho, salvo se a dupla BA-Vi permanecer na Série B do Brasileiro. Nesse caso, o campeonato terminaria em 9 de abril.
Desta vez, cada equipe terá a chance de enfrentar todos os coirmãos em jogos com renda do mandante, dando mais credibilidade ao título de campeão, argüído desde 2000, ano em que o Campeonato do Nordeste encurtou o Estadual.
O Baianão 2006, que teve sua fórmula aprovada no Arbitral que ocorreu na última quinta-feira, está programado com dois turnos. O primeiro de janeiro ao início de abril, em harmonia com o calendário da Série B. O segundo turno vai acabar em 4 de junho. Isso porque se houver reviravolta por conta da Máfia da Arbitragem e a dupla BA-Vi permanecerem na Série B, o Baianão se resumirá ao Primeiro Turno. Se não houver mudança, o certame terá mais um turno.
Os 12 times estão divididos em dois grupos. No A, Bahia, Camaçari, Catuense, Colo Colo, Poções e Fluminense; no B: Vitória, Camaçariense, Juazeiro, Itabuna, Atlético e Ipitanga.
No Primeiro Turno, os times do Grupo A enfrentam os times do B em jogos de ida e volta, classificando-se para as fases seguintes os quatro melhores de cada chave em jogos mata-mata. Os campeões de cada grupo disputam o título.
No Segundo Turno, os times do Grupo A se enfrentam entre si, o mesmo acontecendo com as equipes do B. As quatro melhores equipes de cada turno continuam brigando no sistema mata-mata. Os campeões de cada grupo decidem o título.
O campeão de 2006 será conhecido depois de confrontos entre vencedores de primeiro e segundo turnos. O último colocado em cada turno disputa o rebaixamento.
COPA DO BRASIL
As duas vagas da Copa do Brasil em 2007 serão do campeão e vice de 2006. Havendo uma terceira vaga, a FBF indicará a equipe vencedora do Campeonato Baiano do Interior.
A Tarde (Adaptado)
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.