Série Z, não. Verdadeiro Brasileirão! Com representantes de todos os Estados do País, já que, neste ano, até o Acre está marcando presença, a Terceirona 2007 começou no último sábado com 32 jogos e repleta de curiosidades.
Se o atacante Paulinho Pedalada passou em branco no triunfo do goiano CRAC sobre o Cacerense de Mato Grosso, clube do goleiro Everton Perereca, o mesmo não aconteceu com o experiente Déo Curuçá. Foi dele o gol da vitória do paraense Ananindeua em cima do Araguaína, de Tocantins.
A artilharia do certame, entretanto, é dividida pelo centroavante Michel, do Fast Clube do Amazonas, e o meia Zada, um dos três veteranos do Ameriquinha/RJ, ao lado de Válber e Bruno Carvalho. A dupla balançou as redes duas vezes nesta primeira rodada.
O único gol contra da abertura da Série C foi anotado por Marco Aurélio, em favor do cearense Itapipoca. Mesmo assim, incapaz de impedir os 3 a 1 de seu River, longe do Piauí, graças aos tentos de Lira, Maurício e Maurício Pantera aquele que por pouco não veio defender o Vitória no Estadual.
BA-VI Já o apoiador Edson Sá veio. Rubro-negro na temporada passada, ele conferiu no triunfo do Central de Caruaru, fora de casa, contra o conterrâneo Vera Cruz. O mesmo Vera Cruz que, só para lembrar o torcedor, teve um gol que furou a rede, no último Campeonato Pernambucano, ignorado pelo árbitro Wilson de Souza Mendonça.
Outro que recentemente esteve no futebol baiano e correu para os braços dos companheiros, na estréia, foi o volante Jair. Camisa 7 do Esquadrão de Aço no início do século, o filho da Ilha de Itaparica deu a vitória de 1 a 0 para o Atlético Goianiense, em pleno Distrito Federal, diante do Ceilândia.
Enquanto os visitantes também tinham o ex-goleiro tricolor Márcio, os anfitriões, do técnico Marquinhos (campeão brasileiro de 88 pelo Bahia), contaram com o arqueiro Darci, o lateral-direito Bruno Heleno e o atacante Pantico, trio conhecido da galera de Salvador.
Sucesso idêntico ao do co-irmão Vila Nova, um dos quatro que caíram na Segunda Divisão de 2006. Mesmo sem gol do folclórico atacante Túlio Maravilha, o colorado, reforçado pelos antigos tricolores Possato e Alex Oliveira, bateu o Jaciara, dentro de Mato Grosso, pela contagem mínima.
Mas o Vila foi o único. Os outros três rebaixados levaram a pior, a exemplo do Bahia na edição anterior. No Amapá, o amazonense São Raimundo sofreu 1 a 0 dos donos da casa. No Maranhão, o Paysandu, do Pará, levou um gude-preso do Imperatriz. E, no Espírito Santo, o Guarani tomou 2 a 0 do vice-campeão capixaba Jaguaré.
SP CHORA Todos os times paulistas, aliás, decepcionaram na largada do porão do futebol nacional. Nenhum dos seis venceu. Além do Bugre, o Bragantino perdeu para o CENE e o Sertãozinho, do ex-tricolor Aldrovani, foi derrotado pelo Águia Negra. Ambos os adversários eram sul-mato-grossenses.
Juventus, Rio Claro e Noroeste, do volante Leandro Leite (este com a ressalva de ter sido visitante), ficaram no empate, na ordem, contra Democrata/MG, Friburguense/RJ e Volta Redonda/RJ.
Também saíram de campo frustrados os campeões de Santa Catarina (Chapecoense), despachado pela Roma/PR; do Rio Grande do Norte (ABC), batido pelo Atlético da Paraíba; e do Paraná (Paranavaí), que só empatou com a gaúcha Ulbra. Ou seja, ninguém terá mesmo vida fácil na Série C.
AGORA, SIM | Diferentemente do ano passado, o acreano Rio Branco desistiu de desistir. Nesta edição, pensou melhor e topou participar da Terceira Divisão. O time largou empatando, em Rondônia, com o Jaruense.
1,97 | foi a média de gols na estréia da Terceirona, que teve apenas 63 bolas na rede em 32 partidas. Número é menor que os das Séries A e B.
14 vitórias tiveram os donos da casa, contra somente oito dos clubes visitantes. Abertura da Série C ainda registrou 10 empates.
DE NOVO | O Bahia é o único dos que estiveram no último octogonal final a concorrer novamente em 2007. Além dos que subiram (Criciúma, Vitória, Ipatinga e Barueri), Treze, Brasil e Ferroviário não se classificaram.
Matéria publicada originalmente, por esse mesmo autor, na edição desta terça-feira 10/07/2007 do suplemento A Tarde Esporte Clube
Clique aqui e saiba tudo sobre a Série C do Brasileiro de 2007
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.