Renato Paiva já está em Salvador para iniciar seus trabalhos como o novo técnico do Bahia para as temporadas de 2023 e 2024.
Nome em ascensão no futebol, como técnico de times profissionais desde 2021, Paiva chega ao Esquadrão para assumir a terceira equipe principal da sua carreira – após passagens por Independiente del Valle e Club León. No Benfica, foram 16 anos trabalhando na base.
Apesar de português, o profissional de 52 anos busca desassociar sua imagem de um trabalho de longo prazo nas divisões de base do Benfica. Para isso, já trabalhou em clubes do Equador e do México. Agora, terá uma jornada no Brasil.
Seu principal trabalho no futebol profissional aconteceu no Equador, quando levou o Independiente del Valle a um título nacional.
Na equipe equatoriana, seu estilo de jogo adotado mais vezes foi com três zagueiros, revezando entre 3-4-2-1 e 3-5-2, com variações tanto na fase defensiva, quanto na ofensiva.
Antes, no Benfica B, ficou conhecido por um modelo de jogo com linha de quatro na defesa, em 4-2-3-1 ou 4-3-3.
Já em seu trabalho mais recente, e mais curto, ainda buscava encontrar o melhor padrão tático. Adotou também uma linha de quatro homens na defesa, com esquemas de 4-4-2 e 4-3-3, mas que, com a bola nos pés, se assemelhavam ao estilo proposto no Independiente.
O canal Footure fez um vídeo detalhado sobre o estilo tático do novo mister tricolor e o que a torcida do Bahia pode esperar em 2023. Assista:
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.