é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | Mercado

Publicada em 12 de março de 2023 às 15h20

Sem sucesso em Portugal, jovens buscam reencontrar futebol no Bahia

Arthur Sales é o 3º jogador do Grupo City a chegar ao Bahia depois de passagem apagada em Portugal no segundo semestre de 2022

Victor de Freitas

diegorosa5
Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia

Atacante de 20 anos, Arthur Sales vem ao Bahia para tentar recuperar seu futebol após uma passagem apagada no futebol português. Essa é a situação de outros dois nomes que também vieram para o Esquadrão provenientes de clubes do Grupo City.

Enquanto Arthur Sales jogou 15 partidas no Paços de Ferreira, Kayky e Diego Rosa também não conseguiram sequer a titularidade em clubes de pouca expressão no futebol português e foram trazidos para reencontrar o bom futebol que o colocaram como promessas do futebol brasileiro.

Sendo assim, os três voltam ao futebol brasileiro certamente antes do que imaginavam ao serem negociados para o futebol europeu entre 2020 e 2021.

O objetivo é de conquistarem uma nova afirmação como talentos para o futuro, depois de dificuldades no início da jornada na Europa.

Com 19 anos, Kayky, inclusive jogava no mesmo clube que Arthur – o Paços de Ferreira é o lanterna do Campeonato Português –, mas também não confirmou seu espaço no time titular mesmo em um time de má qualidade.

Em sua chegada ao Bahia, o técnico Renato Paiva inclusive comentou sobre a passagem de Kayky em Portugal.

“O Kayky foi visto como craque pelo Pep Guardiola e no Paços de Ferreira nem jogou”, falou Renato Paiva, em dezembro, ao afirmar que compreende o tempo de evolução dos jovens jogadores.

Diego Rosa, por sua vez, tem 20 anos e atuava pelo Vizela, clube que está na 9ª posição da elite portuguesa e que havia acabado de ser promovido para a primeira divisão. Mas também não se firmou.

Arthur e Diego Rosa fazem caminhos semelhantes na carreira

Comprados pelo Grupo City pelo potencial demonstrado nas divisões de base respectivamente de Vasco e Grêmio, os dois jogadores tiveram a primeira experiência na Europa jogando juntos na segunda divisão da Bélgica.

Pelo Lommel SK, Diego Rosa fez 29 jogos, com dois gols e duas assistências em um ano e meio.

Já Arthur atuou por uma temporada, com oito gols e duas assistências em 19 jogos.

Kayky no futebol português

  • 9 jogos (3 como titular) pelo Paços de Ferreira
  • 306 minutos em campo
  • Nenhum gol, nenhuma assistência

Diego Rosa no futebol português

  • 11 jogos (4 como titular) pelo Vizela
  • 381 minutos em campo
  • Nenhum gol, nenhuma assistência

Arthur Sales no futebol português

  • 15 jogos (4 como titular) pelo Paços de Ferreira
  • 447 minutos em campo
  • Nenhum gol, nenhuma assistência

Yan Couto, outro jovem brasileiro do Manchester City, faz caminho oposto

Jogador atualmente de 20 anos, o lateral-direito Yan Couto pertence ao Manchester City e já vinha ganhando minutagem em outros clubes europeus enquanto ainda não tinha o visto de trabalho para jogar na Premier League.

Aos 18 anos, foi emprestado pela primeira vez ao Girona, com 29 jogos na segunda divisão espanhola, de 2020 a 2021.

Entre 2021 a 2022, esteve na liga portuguesa, com a camisa do Braga, acumulando 42 jogos.

Após uma temporada com afirmação como titular em Portugal, recebeu oferta de empréstimo do Flamengo no ano passado, mas o Manchester City não aceitou sua volta ao Brasil e preferiu dar continuidade ao seu desenvolvimento na Europa.

Hoje, ele atua novamente pelo Girona, com 15 jogos na primeira divisão da Espanha.

leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.



casas de apostas brasileiras