é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | História

Publicada em 04 de junho de 2020 às 13h16

Em 1978, Bahia atropelou o Santos com show de Beijoca e Douglas

Há 42 anos, Esquadrão tinha alguns de seus maiores ídolos no mesmo time

Victor de Freitas

2020-06-04-13-07_capabeijoca
Fonte: Reprodução

A década de 70 foi marcada por grandes times, heptacampeonato estadual e alguns dos maiores ídolos da história do Bahia. Há exatamente 42 anos, o Esquadrão atropelava o Santos em uma partida válida pelo Campeonato Brasileiro.

No dia 04 de junho de 1978, o Esquadrão de Aço ostentava um trio de ataque formado por Douglas, Jésum e Beijoca. Como volante, o time tricolor ainda contava com o “onipresente” Baiaco.

Na Fonte Nova, o Bahia bateu facilmente o Santos com o placar de 3 a 0, em jogo válido pela segunda fase do Campeonato Brasileiro daquele ano.

As atuações de destaque ficaram para Beijoca, que marcou dois gols na partida e Douglas, autor de um gol e de passes que resultaram em bolas nas redes. Baiaco também brilhou em sua função e até aparecendo no ataque, participando da jogada que resultaria em pênalti.

O time tricolor da ocasião foi formado por: Luiz Antônio; Toninho, Zé Augusto, Ademílton e Ricardo Longui; Baiaco, Altimar e Washington; Douglas, Jésum e Beijoca. Técnico: Zezé Moreira.

Relembre os gols da partida:

Campeonato Brasileiro de 1978

O Bahia disputou a competição na parte de cima da classificação ao longo de todo o campeonato. Foi o terceiro colocado na fase de grupos da 1ª e 2ª fases. Já na 3ª fase, o Tricolor de Aço dominou o grupo e se classificou como líder.

A desclassificação aconteceu na fase de quartas de finais, com eliminação sofrida para o Palmeiras – que chegaria até a final e seria derrotado pelo Guarani na ocasião.

Na pontuação geral, o Bahia ficou em sétimo lugar.

O destaque ficou para o atacante Jésum, eleito pela Revista Placar para compor o melhor trio de ataque da competição, no prêmio Bola de Prata.

leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.