é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Mano será o 5º técnico ex-Seleção Brasileira a treinar o Bahia

Notícia
História
Publicada em 9 de setembro de 2020 às 10:33 por Victor de Freitas

2020-09-09-10-08_manonaselecaoronaldinhoaleatorio
Fonte: Mowa Press

Bahia e Mano Menezes acertaram todos os detalhes e o treinador é aguardado em Salvador para assumir o comando do elenco tricolor no restante de 2020 e em todo o ano de 2021.

Com passagens por outros grandes clubes do futebol brasileiro, Mano chegou a comandar a Seleção Brasileira após sucesso por Grêmio e Corinthians.

O técnico assumiu o comando da Seleção em 2010, durante a preparação para a Copa do Mundo de 2014, que seria no Brasil, apenas seis anos depois de seu primeiro trabalho como profissional – que havia sido em 2004.

Mano durou apenas dois anos à da Seleção da CBF, sendo demitido logo após uma sequência marcada por cinco triunfos e títulos no Superclássico das América contra a Argentina. Porém, a eliminação precoce na Copa América de 2011 também teve peso importante.

Apesar disso, treinador deixou o cargo de maneira polêmica, com mais de 72% de aproveitamento na época. Foram 21 triunfos, seis empates e seis derrotas. Ele deixou o cargo para Felipão assumir. Justamente os dois principais candidatos a técnico do Bahia.

5º treinador ex-Seleção Brasileira a assumir o comando do Bahia

Antes de Mano Menezes, o Bahia já havia contratado outros quatro treinadores com passagem pela Seleção Brasileira masculina principal.

Entre eles, o principal nome é o de Evaristo de Macedo. O lendário treinador do Esquadrão havia comandado a Seleção Brasileira anos antes de levar o Esquadrão ao bicampeonato brasileiro.

Confira os outros 4 técnicos contratados pelo Bahia com passagens pela Seleção:

  • Zezé Moreira

Zezé treinou o Brasil em duas ocasiões, 1952 e 1954 a 1955. Passou pelo Bahia em 1975 e entre 1978 e 1979, conquistando títulos estaduais na era do heptacampeonato.

  • Aimoré Moreira 

Irmão de Zezé, Aimoré dirigiu a Seleção Brasileira em 1953 e em duas passagens na década de 60, sendo campeão mundial em 1962 e ganhando troféus continentais entre 66 a 67.

No Bahia, a passagem do campeão mundial aconteceu no início da década de 1980, entre 81 e 82.

  • Evaristo de Macedo

Considerado como o maior treinador da história do Bahia, o mestre Evaristo havia comandado o Bahia no início da década de 70, no começo de sua carreira.

Após ganhar destaque como técnico, chegou a trabalhar no comando do Brasil em 1985. Em seguida, passou por América/RJ e Seleção do Iraque, antes de retornar ao Bahia. Foi onde fez o maior sucesso, ajudando a conquistar o bi em 1988.

  • Paulo Roberto Falcão

Falcão treinou a Seleção principal poucos anos depois de encerrar sua carreira como jogador. Esteve à frente do Brasil logo após o fiasco da campanha brasileira na Copa de 1990. Trabalhou até 1991, quando foi substituído por uma dupla mais experiente Carlos Alberto Parreira e Zagallo.

No Bahia, sua passagem aconteceu em 2012. Levantou o título do Campeonato Baiano daquele ano, ajudando o Esquadrão a acabar com uma seca que já durava algumas temporadas sem conquistas.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Quem deve ser o titular do ataque do Bahia, ao lado de Thaciano?
todas as enquetes
casas de apostas brasileiras