Fonte: Douglas Magno / Getty Images
O Bahia vai enfrentar o Unión Santa Fe na fase de oitavas de finais da Copa Sul-americana. A equipe argentina chegou a esta etapa do torneio continental como uma das principais surpresas depois que eliminou adversários considerados como favoritos nas rodadas anteriores.
O ecbahia.com preparou um especial sobre o adversário do Bahia na próxima etapa da Sul-americana, contando a história do clube, desempenho internacional e retrospecto recente.
A História
Clube fundado há 113 anos, no dia 15 de abril de 1907, o Club Atlético Unión é sediado na cidade de Santa Fé e é conhecido como “Los Tatengues”.
Apesar de já ter ultrapassado a marca centenária e de ser um dos mais antigos do futebol argentino, o clube jamais conquistou um título nacional de grande porte.
A maior conquista da história do time alvirrubro foi a conquista da Segunda Divisón de 1966. Além disso, em 2011 ficou com o vice-campeonato da “Série B”.
Na primeira divisão argentina, a melhor campanha aconteceu em 1979, quando foi derrotado na final para o River Plate. Além de um vice-campeonato, o time ficou em terceiro lugar em 78. Foi a melhor época.
Seu estádio é o 15 de abril, com capacidade para 23 mil pessoas.
Na última edição da SuperLiga Argentina, o Unión terminou em 16º lugar.
Histórico na Copa Sul-americana
Sem tradição fora do país, o Unión nunca chegou a disputar a etapa principal da Libertadores.
Na Sul-americana, está em sua segunda participação. No ano passado, foi eliminado pelo Independiente Del Valle logo na primeira fase.
Já em 2020, tem sido uma surpresa. Na fase inicial, eliminou o Atlético Mineiro com um triunfo por 3 a 0 em Santa Fé; em Belo Horizonte, perdeu por 2 a 0 e garantiu a classificação.
Foi um duro golpe para a temporada atleticana e resultou até na demissão do técnico venezuelano Rafael Dudamel.
Na segunda fase, foi sorteado para enfrentar o Emelec. A equipe equatoriana era tida como grande favorita para passar de fase e venceu na ida, em solo argentino, por 1 a 0.
Jogando no Equador, o Unión venceu por 2 a 1 e assegurou sua vaga para enfrentar o Bahia.
Apenas três jogos após a paralisação
Assim como a maioria do planeta, a Argentina paralisou totalmente suas atividades esportivas em março. Desde então, o Unión ficou mais de sete meses sem jogos oficiais.
O retorno do time aos gramados aconteceu justamente na Sul-americana. Isso porque o Campeonato Argentino foi reiniciado somente no final de outubro.
Por essa razão, o Unión só tem três jogos disputados desde o mês de março – um pelo Argentino e dois pela Sul-americana.
Retrospecto total em 2020
- 14 jogos
- 4 triunfos
- 6 derrotas
- 4 empates
Time titular
O elenco do Unión conta conta apenas com três jogadores estrangeiros: dois do Uruguai e um da Colômbia.
O time titular que venceu o Emelec foi:
Sebastián Moyano; Brian Blasi, Matias Nani, Claudio Corvalán e Federico Vera; Nery Leyes, Gabriel Carabajal e Javier Cabrera; Juan Manuel García, Franco Troyansky e Ezequiel Cañete. Técnico: Juan Azconzábal.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.