Rally Bahia
 
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia.
Fórum ecbahia.com

// plantão

<< voltar

03/01/2006 - 15h49

Quer virar sócio do Bahia? Não tem ficha!!!

Marcelo Barreto



Em plena semana de eleição do Conselho Deliberativo para o triênio 2006/2008, não existem fichas na secretaria do Esporte Clube Bahia para registrar novos sócios. Vários torcedores entraram em contato com a Equipe ecbahia.com.br para relatar que tentaram, em vão, tornar-se sócios do clube.

Outro caso bastante intrigante aconteceu nesta terça-feira, com um diretor do ecbahia.com.br. O mesmo se dirigiu até a Sede de Praia para pagar a segunda parcela de um título adquirido no final de novembro de 2005. Ao chegar no local, questionou por que ainda não tinha recebido o boleto para pagar a mensalidade, visto que já tinha mais de um mês de associado.

O funcionário do clube, pasmem, disse que as mensalidades só passariam a chegar depois que o título estivesse quitado, ou seja, o clube está perdendo o dinheiro de seis mensalidades daqueles que compraram o título de forma parcelada (6x de R$ 30,00).

Mas não pára por aí. Enquanto preenchia o recibo de pagamento, o funcionário questionou: "Você está pagando para votar na sexta?". Prontamente o diretor disse que não, que estava pagando porque tinha adquirido o título e teria que pagar de qualquer forma mas questionou o motivo da pergunta. O funcionário disse que "achava" que quem comprou o título parcelado não poderia votar, só quando quitasse. Isto é, o Bahia só está considerando o sócio após o pagamento integral do título, o que é totalmente equivocado. O título já foi adquirido e está sendo pago de forma parcelada mas o titular já é sócio e deveria estar sendo cobrado das mensalidades e ter todos os direitos de sócio.

Após sair da sede, o diretor do site entrou em contato com o Vice-Presidente Social do Esporte Clube Bahia, Rui Cordeiro, que disse acabar de sair de uma reunião no Fazendão justamente sobre a cobrança de sócios. Rui afirmou que o procedimento atual estava incorreto e que uma empresa estaria sendo contratada para assumir essa questão da cobrança dos sócios. Resta ao torcedor esperar que isto seja colocado em prática o quanto antes.

Confira abaixo o desabafo da torcedora Cristina Pirajá, participante do Fórum ecbahia.com.br, sobre a sua dificuldade em conseguir que o Tricolor aceite novos sócios (ela já é sócia).

"Queridos amigos

Desde o mês de outubro os candidatos a sócios residentes em outros estados estão na expectativa de associarem-se ao clube, sem êxito. Quem freqüenta o fórum deve lembrar-se dos meus diversos relatos sobre o périplo por mim efetuado para tentar viabilizar isso. Fui à sede de praia do clube pessoalmente, falei com o sr. Mário, funcionário da secretaria, pedi-lhe que me desse algumas fichas para que eu as enviasse por conta própria. Foi-me dito não ser possível, por serem consignadas, mas que se encarregaria de mandá-las pelos Correios.

Informei-lhe os dados das pessoas, telefonei-lhe depois algumas vezes cobrando-lhe, ele me garantiu que mandou as fichas através de cartas registradas no dia 21/10/05. Continuou afirmando que estavam a caminho, quando lhe questionei sobre a demora no recebimento das mesmas. Até o momento, 3 meses depois, ninguém recebeu os formulários.

Desesperançada de resolver o problema com o sr. Mário, apelei para o Dr. Rui Cordeiro, diretor social do clube, após as eleições de novembro. O mesmo foi muito gentil, prometeu-me que pegaria algumas fichas e me entregaria, para que eu as enviasse às pessoas interessadas. Como não me deu retorno, telefonei-lhe novamente duas semanas depois. Ele me explicou que ainda não havia pegado os referidos documentos, mas que o faria no dia seguinte e me ligaria assim que tivesse com os mesmos em mãos. Isso acabou não acontecendo, e para não correr o risco de ser inconveniente, desisti de contactá-lo.

Na quinta-feira passada, o amigo Marcelo Queiroz, que reside no Rio e está de passagem em Salvador, foi à sede de praia tentar associar-se. Foi informado que as fichas estavam em falta naquele momento. Ele então entrou em contato comigo hoje e me pediu ajuda. Liguei para o sr. Mário e quase não consigo falar com ele, após identificar-me. Não estava na sala, acabou de sair, etc.

Após muita insistência, consegui ter acesso ao mesmo. Relembrei-lhe os fatos e ele surpreendentemente assegurou-me que as cartas foram enviadas em outubro, não sabendo porque ainda não haviam chegado aos seus destinos. Falou que as fichas, em falta, estão sendo impressas numa gráfica. Eu lhe disse que estava preocupada, haja vista as eleições para o Conselho estarem programadas para a próxima sexta-feira, e que Marcelo só poderia votar sendo sócio.

Ele me informou que mesmo nessa condição o torcedor não poderia votar, pois seria necessário um tempo de filiação para poder fazê-lo. Expliquei-lhe que estava enganado, que para votar para o Conselho não havia prazo a ser cumprido. Aí ele confessou que até o momento não havia recebido nenhum comunicado sobre o pleito. Falei a ele que era lamentável o que estava acontecendo, um clube na terceira divisão e em situação pré-falimentar estar dificultando tanto para os torcedores uma coisa teoricamente tão simples, tornarem-se sócios patrimoniais. Tentei falar com o Dr. Rui Cordeiro, sem êxito (Celular na caixa).

Conversei com Marcelo e aventamos a possibilidade de alardear esse fato na imprensa local. Realmente é muito estranho que as fichas de inscrição tenham acabado pouco antes da eleição para o Conselho. Mais esdrúxulo ainda é um funcionário da sede falar que os sócios têm que cumprir prazo de filiação, para terem direito ao voto. E é inquietante ele informar que desconhece se haverá ou não a eleição, a 4 dias da data marcada para a realização da mesma."

Leia também: Eleição do Conselho: Grupo promete acionar Justiça



Tricolor no Mundo

Carlos Tiago Nunes - Bariloch... Carlos Tiago Nunes - Bariloche, Argentina
ecbahia.com  /   PLANTÃO   /  BAIANO 2014  /  COLUNAS  /  FÓRUM  /  RSS
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia.
ecbahia.com 1997-2013 / Licença Creative Commons - Alguns Direitos Reservados -
design by: