é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia
Publicada em 8 de junho de 2025 às 23:15 por Djalma Gomes

Djalma Gomes

Ceni é pérola para o Grupo City

A renovação do contrato de Ceni é ponto pacífico. Acontecerá. É o reconhecimento de um trabalho sério e dedicado. É a chancela do Grupo City à capacidade de Rogério liderar o projeto na parte que lhe cabe rumo a patamares cada vez mais altos. Os resultados falam por si: a consistência nas atuações; a evolução individual de jogadores; a competitividade cada vez maior do Bahia em todas as frentes; a fórmula com variações embasadas em um vasto repertório tático; treinamentos criativos para evitar repetições; tudo isso, demonstra que o caminho escolhido está certo.  

Não adianta a “erva daninha” nas redes sociais – felizmente é apenas uma parte literalmente pequena –, sem a mínima ideia de senso crítico, ficar cuspindo marimbondos de todas as espécies para cima de Rogerio Ceni porque seus ferrões não são letais e sequer atingem o alvo. Ceni é pérola para o Grupo City. Eles se abraçam e se blindam com trabalho, disciplina pragmática e mútua confiança no objetivo comum. É só ver a entrevista do dono do Grupo City para medir a satisfação do grupo para com trabalho que vem sendo executado no Bahia.  

O motivo maior para Rogério continuar no Tricolor, mais do que a simples permanência de um treinador, celebra a consolidação de um projeto já vitorioso e a crença recíproca em um futuro ainda mais glorioso. Rogério Ceni se tornou um símbolo para os amantes do futebol e um catalisador de sonhos para milhões de tricolores. A sinergia entre o treinador, a diretoria e a arquibancada, é palpável. A presença da torcida – consumidora compulsiva do produto Bahia – impulsiona o clube e cria uma atmosfera única e, de tal grandeza, que viabiliza completamente o projeto Tricolor e motiva bilateralmente a renovação do contrato de Ceni.  

E não deveria ser diferente partindo da premissa de que no Brasil seria muito difícil achar um técnico com as características iguais às encontradas no treinador do Bahia, capaz de rapidamente entender a cartilha filosófica de jogo do Grupo City com o mesmo discernimento e preparo intelectual, obstinado pelas conquistas de tudo que disputa, perfeccionista, gestor de egos, e apaixonado pelo que faz – sem demérito aos demais treinadores porque não estou falando sobre capacidade técnica, falo de qualidades que se completam num só contexto.  

Desde setembro de 2023, Rogério Ceni vem transformando o Bahia. Assumiu o comando no Tricolor numa situação de flerte com o rebaixamento e mudou uma situação crítica. Em 2024 não só manteve o clube numa colocação privilegiada na tabela como também elevou o patamar do Bahia à Libertadores. Foi uma virada de chave muito rápida e convincente pelo futebol bonito, estratégico e inteligente, tal é a forma de jogar do time Tricolor.  

– Não nos esqueçamos, o Bahia segue beligerante na Copa do Brasil, é líder geral da Copa Nordeste, e sétimo lugar na tabela do Brasileirão.  

Mais do que os resultados imediatos, a renovação contratual de Ceni, também, reflete a identificação do clube com sua filosofia de jogo. O Bahia é um time que busca o protagonismo, que propõe o jogo com posse de bola, é vertical, embora não tenha nessa verticalidade uma conclusão mais efetiva, é verdade, mas esse é o detalhe sobre o qual o treinador não influencia diretamente na prática, ele trabalha o jogador para aprimorar a prática – lembremos que o Bahia ainda é uma construção.  

A chegada do Grupo City ao Bahia trouxe consigo uma nova mentalidade de gestão e planejamento a longo prazo porque filosoficamente a sua busca é pela estabilidade e construção de projetos duradouros, e ter um técnico de perfil ambicioso que se alinha com os objetivos do grupo é fundamental, haja vista que em um futebol tão dinâmico e imediatista, dar efetividade ao projeto com o mesmo treinador demonstra confiança e consistência por parte do clube. 

Resumindo, o prolongamento contratual de Rogério Ceni no Bahia é a consequência lógica de um trabalho bem-sucedido, que alinha resultados, filosofia de jogo, planejamento estratégico e desenvolvimento de atletas por influência dos ótimos exemplos da conduta profissional e ética do treinador, que tem mostrado capacidade de elevar o nível do time e está de acordo com a ambição do Bahia e do Grupo City.  

LUCIANO RODRIGUEZ 

Infantil e precipitado – talvez mal orientado por pessoas próximas e fora do ambiente de trabalho –, falou coisas publicamente que não deveria, pior: contradizendo outras falas suas como jogador do Bahia. Deletar da sua conta no Instagram fotos pessoais com a camisa do Bahia não é o fim do mundo, porém ecoou muito mal no meioda torcida e certamente gerou dúvidas em pessoas importantes no contexto. Às vezes, o peso do arrependimento pesa muito mais do que o peso dos atos. Pense nisso.  

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Como você avalia a campanha do Bahia na Libertadores?
todas as enquetes