Apesar de vários atletas terem sido promovidos em 2015 e o time ter feito sucesso na Copa São Paulo sub-20 deste ano, a temporada 2016 não tem sido nada fácil para as promessas da base tricolor no time profissional. E o cenário está ficando ainda mais difícil para os jovens com a chegada de mais reforços para o elenco.
Na última semana, chegaram ao elenco do Esquadrão os reforços Muriel, Eduardo, Tiago, Luiz Antônio e Allano. Cada um destes jogadores tirou o espaço de algum jovem criado na base.
Há quem afirme que a Série B não é o momento de contar com jogadores da base, mas sim com atletas rodados, assim como também há quem diga que a base deve ser melhor aproveitada.
Um dos principais destaques da base tricolor em 2016 é Eder. O zagueiro, inclusive, chegou a se firmar entre os titulares, mas perdeu espaço com a chegada de Jackson. E seu espaço foi diminuído mais ainda com a contratação de Tiago, agora virando apenas a quarta opção para Guto.
Jean, por sua vez, assumiu a condição de titular por conta das ausências de Marcelo Lomba, que ficou fora do time por três rodadas antes de acertar sua saída para o Internacional. Com a chegada de Muriel, Jeanzinho voltou para o banco.
Após a saída de Danilo Pires, Gustavo Blanco “subiu um degrau” na disputa por posição ao lado de Feijão, mas por pouco tempo, já que Luiz Antônio logo chegou e preencheu a lacuna, assumindo a titularidade logo em seguida. E o clube busca mais um volante – Uillian Correia é o principal alvo.
No ataque, a chegada de Allano pôs Zé Roberto ainda mais no fundo da fila por uma vaga no time. Já Eduardo, por sua vez, “devolveu” o lateral Marlon de volta ao elenco sub-20.
Relacionados com frequência para jogos da Série B, os zagueiros Dedé e Rodrigo Becão são outros que ainda não deverão ganhar chances nesta temporada. Jovem, porém destaque na Copa SP, Geovane Itinga é mais um que só deverá ser visto entre os profissionais em 2017, assim como atletas como Rodrigo Rodrigues, que já estreou como profissional, mas não teve sequência.
Por admitir a falta espaço para atletas criados no Fazendão, a direção optou por emprestar jogadores para que estes possam seguir seu desenvolvimento atuando profissionalmente em outros times. Rômulo foi por empréstimo ao Bragantino, Jacó e Jeam, que foram para o Cuiabá, e a cessão de jogadores ao Ypiranga – Lourival marcou um gol no último jogo.
Na próxima rodada, contra o Bragantino, caso Jackson ou Lucas Fonseca ganhem condição de jogo, Feijão será o único jogador formado na base entre os titulares.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.