é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia
Publicada em 29 de maio de 2017 às 10:47 por Autor Genérico

Autor Genérico

Guto Gordiola: ao mestre com carinho

DEIXEI PASSAR a festa da Copa do Nordeste e o jogo com o Botafogo para emitir opinião sobre esses acontecimentos, e quero começar falando de Guto Ferreira, que vem crescendo em meu conceito ao ponto de achar que atualmente ele é indispensável ao planejamento que o Presidente Marcelo Sant’Ana quer e vem fazendo no clube.

Ferreira soube fazer com o que o clube colocou à sua disposição o melhor que se poderia ter feito, que foi dar personalidade ao grupo e fazêlo jogar com inspiração e transpiração. O time está unido, tem comando, sabe o que quer em campo e cresceu em qualidade técnica e tática, visivelmente. 

Critiquei muito o conhecimento de Guto e a sua aparente inexperiência — ele andou inventando ano passado –, mas a mão que apedreja é a mesma que afaga, desde que a humildade nos faça capaz de reconhecer méritos e razões de quem trabalha. 

Disse eu aqui nesta coluna que perder o campeonato baiano não era o fim do mundo tricolor. O plano era ganhar “#LampionsLigue” e ganhou, sobrando física e tecnicamente, com 8 pontos acima do Sport. Isto é indiscutível.

O título conquistado pelo Tricolor teve um preço porque Guto teve de escolher o que priorizar. Jogou alternando times em todo o transcurso do campeonato de casa porque o fito era a Copa do Nordeste. Isto lhe custou a perda do título doméstico por força do regulamento e das circunstâncias.

Sem nenhum demérito ao glorioso campeonato baiano — que tem seus dias contadas no atual modelo –, mas entre os dois torneios, o da Liga Nordeste suplanta o doméstico de longe. É bonito e bem disputado. Tem muito mais visibilidade e uma TV — a Interativa — que faz uma cobertura fantástica! 

Na decisão aqui na Fonte Nova a festa foi surpreendente e digna de ser mostrada para o mundo — conforme foi —  porque estava dentro dos padrões modernos que vem encantando o futebol com rico e criativo exemplo de organização e cultura européia — referindo-me, principalmente, a Champions e à Copa da Europa. 

Daí eu achar que o GG — Guto Gordiola, carinhosamente — planejou de forma moderna, coerente e com precisão cirúrgica, a conquista da Copa do Nordeste — que deve evoluir para um campeonato de pontos corridos desde que se faça ajustes no calendário, já em fase de estudos.

As consequências desse planejamento do treinador tricolor são boas e reacende a chama do Esquadrão de Aço que neste ano não deve ficar no temido segundo escalão do Campeonato Brasileiro.

O Bahia tem time e planos tático/técnico definidos para se posicionar durante a competição sempre entre os dez melhores. Claro, precisa reforçar o elenco com pelo menos uns quatro jogadores — acho que dois já estão acertados.

BAHIA X BOTAFOGO

Futebol tem dessas coisas, Bahia atacou, foi melhor, criou inúmeras chances de gols, mas esbarrou numa atuação de gala do goleiro botafoguense. Como se não bastasse só isso, Edson foi displicente num lance simples e acabou dando de presente a vitória ao Botafogo.

JEAN

Inegavelmente tem futuro como um dos grandes goleiros do Brasil. Vem melhorando a cada jogo com estilo mais sério, tem habilidade com a saída de bola, corajoso, prata de casa e  enche os olhos da crônica esportiva nacional. Entretanto, Thiago Mehl, precisa treinar saídas de gol exaustivamente com Jean, ele ainda peca nesse fundamento, o que lhe tira o 10 que trabalha para merecer. 

SANT’ANA

No meu modo de entender, e por merecimento de um trabalho bem feito que vem sendo aprimorado a cada dia à frente do clube, Marcelo deve ser reeleito presidente. Seria justo pelo reconhecimento e benéfico ao Bahia pelo que ele vem fazendo. Sempre fui à favor do moderno, independentemente de idade. Novo ou “velho”, importante é a capacidade gerencial e políticas atualizadas

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes