Obrigação cumprida! Afinal, na Bahia só há um grande e o grande tem obrigação de ganhar dos pequenos. Sensação de dever cumprido, com a certeza de que o trabalho está apenas começando, podemos afirmar que a grande vencedora deste domingo foi a democracia tricolor, que com esse título de ontem se consolida e espanta todos os fantasmas que assombravam nosso Bahia nas últimas duas décadas.
Acostumados a disputar os últimos campeonatos contra um time desorganizado dentro e fora de campo, sem brio, sem competência, sem profissionalismo, sem democracia e, por conseguinte, sem estrela. As testemunhas do aterro apelaram para o poder da mídia e das ameaças de violência para tentar reverter o quadro.
Contudo, este é o novo Bahia! O novo Bahia não teme e não deixa ataques sem respostas. O novo Bahia não tem o rabo preso, nem relação de dependência com ninguém! A resposta veio da maneira correta, com profissionalismo, dedicação, raça e foco total no objetivo.
Para muitos, principalmente os vices, a ficha da mudança estrutural ocorrida no Bahia ainda não caiu. Não entendem o poder da palavra democracia, conquistada com muito suor pelos batalhadores que passaram anos de luta incessante contra uma estrutura podre que corroía o clube.
Esses arcaicos de mentalidade estreita organizaram-se e aglutinaram-se a fim de barrar o avanço do Bahia, com o intuito deliberado de impedir o florescimento dessa nova forma de gerir e tratar com as coisas do futebol.
Mas, como diria um grande estadista amigo meu, a democracia é o governo do povo, pelo povo e para o povo. Hoje, é isso que representa o Bahia com mais exatidão. Posso até mesmo parafrasear Osório Vilas Boas, dessa vez com a realidade dos fatos respaldando minha opinião, e dizer que agora é o Bahia e o povo contra o resto.
Por esse motivo, no meu entender, o título de ontem, mesmo sendo mera obrigação para o Bahia, já que o único time grande do Estado tem que atropelar os pequeninhos como o vice, representou o triunfo do bem contra o mal.
Foi o lepo, lepo da democracia, foi o lepo lepo do povo contra o resto.
PS: obrigado a toda a diretoria, conselheiros deliberativos e fiscais, aos sócios, aos interventores, à Revolução Tricolor, ABL e MUT, jogadores, comissão técnica, funcionários e a todos os que estão construindo juntos um novo Bahia, exemplo para o Brasil. Parabéns especial a Fernando Schmidt, homem honrado e vencedor, invicto em estaduais.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.