é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia
Publicada em 11 de março de 2006 às 00:00 por Autor Genérico

Autor Genérico

“Menino ganha de menino”

Antes que o torcedor queira me apedrejar vou logo dizendo que gosto bastante da garotada tricolor; no decorrer dessa crônica espero tornar claros os motivos desse título.

Essa frase foi proferida pelo nosso mestre Evaristo de Macedo. Nem lembrava dela, nem faço idéia de quando foi dita, mas meu amigo tricolor Pedro Ivo me fez recordar essa declaração, um dos tantos ensinamentos do nosso mestre Evaristo.

Pois bem, os garotos do Bahia na sua maioria são muito bons, têm qualidade, mas não podemos colocar toda a responsabilidade em cima das costas de meninos com idade entre 17 e 21 anos. Em primeiro lugar porque estaremos queimando futuros bons jogadores, destruindo nosso patrimônio, e em segundo lugar porque “menino ganha de menino”. Um time de garotos com idade pra jogar até no time juvenil não irá tirar o Bahia da Série C, muito menos evitar o pentacampeonato baiano do Vitória, fatos que são indispensáveis nesse ano de 2006.

Já está mais do que claro que a garotada tricolor ainda não é capaz de vencer times de marmanjos. A duras penas eliminou o Fluminense de Feira no Baianinho. Não foi capaz sequer de eliminar o desconhecido Ceilândia na Copa do Brasil. Não vamos queimar os nossos futuros bons atletas.

***

Ah! Um aviso para quem fala que “esse é o time juvenil do Bahia empatando com os profissionais do Fluminense de Feira”, exaltando tal feito. Acho que esqueceram de avisar que esses jogadores compõem o elenco profissional do Bahia. É o que temos, por enquanto, para disputar o Baianinho e a Terceirona. Se vocês se contentam em comemorar um 3º ou 4º lugar no Campeonato Baiano e um 15º lugar na Série C simplesmente por esse ser o “time juvenil” tudo bem. Eu quero mais.

***

Fui contra a efetivação de Charles como treinador do Bahia. Não porque o ache incompetente para exercer tal função, mas porque acho que “técnico-funcionário” não dá certo, principalmente no Bahia, onde experiências passadas com Bobô e Amadeu (este um ótimo treinador) provaram isso.

Por ser funcionário do Bahia, Charles não tem autonomia para peitar a diretoria, cobrar reforços de qualidade… Aliás, nem sei até onde vai a autonomia de Charles, já que, como todo funcionário, ele deve satisfações e deve cumprir ordens dos seus superiores.

***

Consegui identificar no Bahia dois aprendizes do mestre Paulo Maracajá: Newton Mota e Rui Cordeiro. O primeiro usou o já conhecido expediente de prometer reforços em caráter emergencial e deixar a torcida aguardando meses as tão sonhadas contratações. Já o segundo… Bem, sobre Rui Cordeiro já falei em uma das minhas colunas, na qual o classifiquei como uma das maiores decepções que a torcida do Bahia já teve. A propósito, desde Janeiro que quero me associar ao Tricolor. Alguma novidade, Rui?

***

Eis que surge a salvação! Agora estou mais calmo, Adelino e Didé desembarcaram em Salvador para salvar o nosso Bahia! Didé era reserva do Juventude, enquanto Adelino, 32 anos, era reserva do fortíssimo Rio Branco de Americana.

Agora vai!

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes