é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia
Publicada em 20 de setembro de 2006 às 00:00 por Autor Genérico

Autor Genérico

O fenômeno Bahia

Saudações, amigos tricolores. Volto rapidamente a dar o meu testemunho neste espaço, apesar de andar extremamente atarefado como a escassez de colunas deixa transparecer.

Apesar de muito ocupado, tenho acompanhado, da forma que posso, o desempenho do nosso eterno Esquadrão na famigerada série C. Ao vivo e à cores na velha Fonte Tricolor – como mais gosto de acompanhar – só tive duas oportunidades: contra o Confiança e agora contra o Ananindeua. De cara já posso me considerar pé quente, afinal não só vencemos as duas partidas como foram as únicas em que o tricolor não levou gols.

Mas o fenômeno ao qual me refiro no título desta coluna e que neste domingo se manifestou com toda sua força chama-se torcida Tricolor. Que torcida é esta ? Que, independente do nível técnico ou do prestígio da competição em que seu time esteja, continua ostetando o título de mais fiel do Brasil ? Está mais do que provado que, ao contrário de muitos times do Brasil, a torcida do Bahia não vai ao estádio para ver o adversário e sim para ver e torcer pelo Bahia. Não interessa se é Bahia x São Paulo ou Bahia x Ananindeua, o importante é passar mais um domingo ao lado do glorioso Esquadrão.

Ao contrário de outras oportunidades em que a torcida, mesmo revoltada com o time, ia ao estádio nem que fosse para vaiar, desta vez há uma parceria indescritível entre torcedores e jogadores. Só quem esteve na tricolorida Fonte no último domingo pode entender o que estou dizendo. Mesmo com futebol pífio em campo – mas muita raça e determinação – a torcida tricolor apoiou, incentivou, gritou, aplaudiu o time durante todo o tempo. Comemorou os 03 pontos contra o Ananindeua como se fosse um título e continua empurrando o time de volta à série B.

Parabéns a todos nós torcedores tricolores que estamos mostrando ao Brasil como se torce nos estádios de futebol. Aliás, não entendo a imprensa brasileira. Se dizem contra a violência nos estádios, mas as únicas torcidas que ganham destaque na grande imprensa jornalística são as violentas. Os baderneiros do sudeste/sul viram estrelas de TV. As torcidas de verdade como a Nação Tricolor não são sequer mencionadas. Lamentável.

***

A despeito desta participação positiva da torcida tricolor, vale destacar que é muito importante o alerta mencionado no blog do Sr. Juca Kfouri, conforme notícia do plantão do nosso ecbahia.com.br. Esta mesma força que se mostra nas arquibancadas precisa e deve ser mostrada também para tomar o Bahia das mãos em que agora está, pois se observarmos imparcialmente, nada mudou. A mesma política defasada e ineficiente de contratações continua. Dezenas de contratações das quais uma pequena minoria dá certo. Muito dinheiro jogado fora (ou em bolsos alheios). Só tem dado resultados em campo pois estamos na série C, mas com esta mesma administração, se estivéssemos na série B, certamente estaríamos brigando na zona de rebaixamento.

Portanto, aqueles que já são sócios, participem da vida política do clube e vamos forçar a reforma do estatuto, as eleições diretas para conselho e para presidente. Vamos tomar a posse do nosso clube de fato e de direito. Levemos a força das arquibancadas para dentro da direção do nosso amado clube.

Aqueles que ainda não são sócios, planejem-se, reflitam e façam o possivel para associar-se o mais breve possível. Quanto mais “verdadeiros tricolores” participando da vida social do clube, mais forte nosso time será em campo. Mirem-se no exemplo do Internacional-RS. Se não for assim, a ida à série B pode ser apenas um rápido passeio com nova queda à C, ou então, uma longa moradia sem perspectivas de volta à elite. As duas coisas são extremamente indesejáveis, então façamos algo para por um fim a décadas da mesma administração que já funcionou no passado, mas hoje é ineficaz.

***

Por fim, gostaria de concordar com o colega Tolentino na sua coluna “Um Torcedor Esquizofrênico”. Apesar da parceria que mencionei acima, ainda existem muitos torcedores que durante todo o jogo ficam reclamando de cada passe errado. Realmente, estes mal acostumados tricolores exigem futebol de Barcelona no Bahia da terceira divisão. Parem de pegar no pé de Charles Fabian. Se está longe de ser um exímio técnico, tem conseguido os resultados que precisamos. Série C é isto: futebol de resultados. Mil vezes o inexperiente Charles Fabian que o experiente, caro e derrotado Mauro Fernandes. Qual o excelente técnico de futebol que virá treinar um time na série C, principalmente com fortes chances de não receber um tostão por isto tão cedo ? Caiam na real, este é o grupo que temos, é o grupo que está vencendo e é este grupo que temos que apoiar até o final, com fé em Deus culminando com o esperado acesso à série B. Vamos adiante, Nação e continuemos dando espetáculo para o Brasil ! Vamos avante Esquadrão!!!

Até a próxima coluna.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes