é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia
Publicada em 12 de junho de 2013 às 00:00 por Autor Genérico

Autor Genérico

Os dois Bahias

O Bahia tenta empolgar em campo, ainda que fora de campo a bagunça continue imperando. Na verdade, são duas coisas que não se consegue entender muito bem:

Como os mesmos jogadores que lutaram pra não cair em 2011 e 2012 e que fizeram o primeiro semestre mais vergonhoso da história do Bahia conseguiram, ainda que seja cedo, só 5 rodadas, ficar em 6o lugar no Brasileiro?

E como é que uma diretoria de futebol que se diz profissional perde grandes promessas da base por não recolher o FGTS?

A direção do Bahia está rasgando dinheiro fora ao perder um jogador como Alef, constantemente convocado para todas as seleções de base do Brasil. Além dele, Maracás e Guilherme. Outros riscos: Ítalo Melo, Talisca e Madson, todos já convocados algumas vezes para as seleções de base. É muita incompetência. Isso sem falar em Mansur, Vander, e nas vendas mixurucas de Paulinho, Filipe, Gabriel, ou na dispensa arrependida de Ryder, hoje titular absoluto…

E agora a novidade é que até protestar contra essa diretoria está complicado. É só ver o que a PM aprontou em Volta Redonda, confiscando faixas de protesto da torcida do Bahia. Faixas sem xingamentos nem nada, apenas protestos como “Fora MFG” ou “Mais Gabriéis, menos Obinas”. Segundo a PM, não se pode protestar contra, apenas manifestações a favor. Mas está claro que tirar essa diretoria é um movimento completamente a favor da sobrevivência e dignidade do Bahia.

Pelo menos em campo, São Cristóvão está tirando leite de pedra e fazendo a equipe render bem. Algumas mudanças fundamentais: Lucas Fonseca na zaga. Titi melhorou muito com a entrada de um bom companheiro de defesa. Está claro que seu desempenho era muito pior com companheiros como Donato ou Danny Morais.

Outro que voltou a uma boa fase é Lomba. Não pega pênalti, é verdade, mas voltou a fazer as defesas impossíveis que o levaram a ser um dos melhores goleiros do campeonato em 2011. Essa contra o Vasco, no puro reflexo em um chute na pequena área, é um exemplo.

As laterais também melhoraram com as entradas de Madson e Jussandro nos lugares de Pablo/Neto e Magal. Só Joel não via isso. Que via Joel, né? Jussandro, é verdade, começou o ano muito mal, mas hoje voltou a ser o bom lateral que estreou na fogueira em 2012 e deu conta do recado. Apesar de ambos ainda apresentarem deficiências, são de fato melhores do que os dois dispensados.

Outro ponto chave é a presença de Fernandão no ataque. Ele tem algo que Souza e Obina não têm faz tempo: preparo físico. Corre o jogo todo, ajuda na marcação e consegue estar lá na frente pra botar a bola pra dentro. E o melhor: não se machuca. Se Souza tentasse fazer o movimento que Fernandão fez pra marcar contra o Vasco, com certeza teria um estiramento muscular.

A trinca de volantes, a santíssima trindade que nunca se desfaz no Bahia, segue firme. Hélder está ameaçando voltar a ser aquele Hélder que surpreendeu no segundo turno ano passado com Jorginho, dando lançamentos preciosos e desarmando bem. Vamos torcer, porque ele era o verdadeiro termômetro do esquema de Jorginho em 2012 e pode ser também com Cristóvão. Mas Talisca já volta da seleção, e Talisca é mais jogador que Hélder.

Já Diones e Fahel ainda me dão calafrios. Espero que este Rafael Miranda, que chega de Portugal, seja bom pra tomar a vaga de pelo menos um deles. Hélder pode ocupar a vaga do outro, e nos livraríamos da dupla sarrafeira (viva Elifoot) do bába.

Continuo apoiando o movimento Público Zero, o boicote aos patrocinadores, os protestos pela renúncia de MGF e sua diretoria. E também continuo torcendo para Cristóvão e seus comandados queimarem a língua de todos (eu incluso) e fazerem uma ótima campanha. Torço pelo Bahia, e isso significa torcer pra bola entrar (lá ele) dentro de campo, e também para que novos, profissionais e vitoriosos ventos soprarem na administração do clube.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes