é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia
Publicada em 16 de novembro de 2012 às 00:00 por Autor Genérico

Autor Genérico

Sendo bem realista

Sendo bem realista, especialmente com a torcida do Bahia, não adianta achar que a diretoria tricolor vai contratar grandes jogadores em 2013. Contratará, sim, dentro das possibilidades orçamentárias do clube. Fora disso é inútil esperar por um time de estrelas de primeira grandeza capaz de levar o Bahia ao título, como o mais apaixonado dos torcedores acha possível.

Não se trata de pouco trabalho para que os bons acontecimentos cheguem, toda a diretoria tricolor trabalha incansavelmente pelo bem do clube. Os torcedores que agem nas redes sociais, e mesmo fora dela, não têm a dimensão do que é pegar um clube sem crédito e sem credibilidade e em quatro anos saneá-lo, ainda que parcialmente em relação ao muito que tem de ser feito.

Aí vem a Cidade Tricolor e a Fonte Nova, que darão ao clube outra dimensão de grandeza. Será a partir destes eventos que as condições econômico-financeiras começarão a ser revitalizadas para que o clube possa alcançar seus objetivos. O Bahia terá eleições diretas, sim, no próximo pleito, ao contrário do ceticismo daqueles que torcem contra e perseguem com má vontade explícita nas ofensas pessoais ao presidente e sua diretoria.

Uma das reivindicações do torcedor era que houvesse abertura para a sua associação – que verdadeiramente encontrava dificuldade para tal –, o que lhe possibilitaria ajudar de forma mais ampla e futurista o seu clube de coração. Pois bem, foi então viabilizada a condição reclamada pelo torcedor e isso tem mais de um ano… Sabe quantos torcedores nesse tempo procuraram se associar? Apenas cerca de 40 almas de boa vontade, inclusas as pessoas que haviam cancelado seus títulos.

Podem dizer que o Bahia não tem estrutura de lazer para que o torcedor se torne sócio… Mas se ele quiser eleger o seu candidato tem de ignorar isto e correr logo para que haja tempo hábil de ele exercer o seu direito como sócio. Cornetar é fácil como cortar manteiga à luz do sol com faca bem amolada. Difícil é fazer o que é certo e benéfico ao seu clube.

Na atual conjuntura, o Bahia tem mesmo é que lutar pra se manter firme na Primeira Divisão. Não há como ser diferente. Pode até acontecer de formar um time mediano e altamente comprometido e entrosado de tal forma ao ponto de se tornar uma zebra e chegar à cabeça. Seria muita sorte! Ou então ser um eldorado revelador de grandes craques para mesclar com jogadores experientes como tem o atual elenco.

– Peço vênia ao meu amigo Darino Sena para enxertar um assunto que ele abordou muito bem, com a sua habitual lucidez, na sua “última” coluna no jornal Correio*.

Pontos corridos: eis o grande problema dos clubes com orçamento abaixo de 100 milhões. Não adianta malhar diretorias de clubes com este patamar de receita, pois há muita desigualdade entre clubes do Sul e Sudeste – exceto Santa Catarina e Paraná – e clubes do Centro Oeste e Nordeste. A elite do Sul/Sudeste tem orçamento de 200 a 500 milhões, enquanto os clubes das regiões Nordeste/Centro Oeste têm orçamento abaixo de 100 milhões – incluso neste último grupo Portuguesa e Figueirense.

Resumindo: ou se muda os critérios de pontos corridos e volta à fórmula antiga, ou continua o modelo atual e os clubes de orçamentos menores terão de buscar em suas bases de formação de atletas o antídoto para combater a inflação que tomou conta do nosso futebol e proíbe a maioria de disputar ao menos vaga na Libertadores. Menos mal porque em 2013 a Copa Nordeste entrará firme e isso pode mudar pra melhor muitos aspectos que atualmente inferioriza os clubes desta região em relação aos clubes do Sul e Sudeste.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes